Embrapa e Irga alinham agenda de prioridades à cadeia do arroz
A próxima rodada de discussões está marcada para o próximo dia 12 de novembro, na Embrapa Arroz e Feijão, para que seja construído um plano de trabalho.
Em reunião realizada na terça-feira (22), o chefe-geral da Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS), Clenio Pillon, esteve reunido com o chefe-geral da Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás, GO), Flávio Breseghello, e com o presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Guinter Frantz, para discutir uma agenda de cooperação com foco no pré-melhoramento e melhoramento do arroz, e no desenvolvimento de tecnologias para sistemas de produção em terras baixas – que ainda envolvem outras culturas além do arroz irrigado.
Esta primeira articulação ocorreu na Estação Terras Baixas da Embrapa, no Capão do Leão/RS, e também contou com a presença de pesquisadores da Embrapa que atuam direta ou indiretamente na cadeia orizícola.
Durante a reunião, foram discutidas diferentes alternativas para fortalecer a parceria já existente – principalmente em Transferência de Tecnologia e Pesquisa e Desenvolvimento.
Na matriz de ações discutidas, encontram-se temas como a bruzone e a resistência a herbicidas, no âmbito do pré-melhoramento; um viveiro/painel de linhagens, no melhoramento; e a realização de diversos eventos e Dias de Campo no que diz respeito aos sistemas de produção. Temas como o método Graus Dia, a Produção Integrada (PI Brasil) e a produção orgânica de arroz também estão no escopo da parceria.
A intenção é que o trabalho envolva a alta gestão e os membros das equipes de pesquisa das três instituições e que algumas primeiras ações já tenham início até o fim do ano. Mas, ações conjuntas que envolvam compartilhamento de competências e infraestrutura têm uma projeção maior, de médio e longo prazo.
"Queremos dividir o planejamento estratégico e a execução de ações durante alguns momentos do ano e não fazer planejamento só na hora de buscar parcerias para estruturar os projetos", afirma Pillon.
A próxima rodada de discussões está marcada para o próximo dia 12 de novembro, na Embrapa Arroz e Feijão, para que seja construído um plano de trabalho. Para o chefe-geral da Embrapa Arroz e Feijão a reunião foi um grande avanço. "Temos que continuar neste rumo até que a parceria comece a gerar frutos concretos", disse Breseghello.
Para o chefe-geral da Embrapa Clima Temperado, a atividade representou um marco histórico na relação da Embrapa com o Irga. "Tenho certeza que isso contribuirá para fortalecer, ainda mais, a relação entre duas instituições publicas que são referencia em inovação na cadeia produtiva do arroz irrigado no Estado", concluiu.