Pesquisa aponta aumento nos preços do arroz e feijão em Divinópolis (MG)

Arroz subiu 18% e feijão teve elevação de 9% em outubro, aponta o Nupec.

Uma pesquisa realizada pelo Núcleo de Pesquisas Econômicas (Nupec) apontou aumento de 18% no preço do arroz e de 9% no preço do feijão no mês de outubro em Divinópolis.  O consumidor chegou a desembolsar quase 2% do salário para comprar o feijão, gastando em média R$ 15,52. Já para consumir o arroz, o gasto foi mais reduzido: R$ 9,44 – valor referente a pouco mais de 1% do salário.

Quando o valor dos produtos considerados não essenciais da cesta básica aumentam, alguns consumidores deixam de comprá-los. Quem vai constantemente ao supermercado, como é o caso da manicure Viviane Pires Batista, tem percebido valores cada vez mais altos nas prateleiras.

Por causa da alta, muiitos consumidores observam os preços e não levam os produtos para casa, afirma o economista Leandro Maia, responsável pela pesquisa. Os comerciantes também sentem os reflexos da alta nos preços do arroz e do feijão. Em um centro de distribuição a empresa apostou em alternativas para repassar o aumento, como explica o gerente de vendas André Abdo Costa.

Ronan Aparecido da Silva é dono de um restaurante. Ele disse que sentiu o aumento no preço quando comprou os alimentos. Por enquanto ainda não repassou os valores aos clientes. Mas, se os preços continuarem subindo, não terá alternativa.

Com essa realidade, consumidores como o auxiliar administrativo Lucas Rogério de Jesus, acostumado a almoçar fora de casa, passam a pensar em alternativas que compensem e ajudem a economizar.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter