Clima e aumento de custos lideram preocupações

O aumento dos custos de produção aparece em segundo lugar, sendo mencionado em 34% das respostas dadas pelos entrevistados.

O levantamento trimestral do Índice de Confiança do Agronegócio, medido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), divulgado nesta quinta-feira (29/10), apurou que o clima foi a principal preocupação dos produtores agropecuários no terceiro trimestre de 2015, sendo mencionado em 35% das respostas dadas ao levantamento. O aumento dos custos de produção aparece em segundo lugar, sendo mencionado em 34% das respostas dadas pelos entrevistados. Os dois itens já lideravam o ranking na sondagem anterior, mas em ordem invertida.

No levantamento anterior, o custo era mencionado em 42% das respostas e o clima, em 37%. Segundo a pesquisa, os efeitos da desvalorização do Real sobre as cotações das commodities agrícolas diminuíram os temores relacionados à remuneração dos produtores. As preocupações com o item "preço de venda" caíram. A questão foi apontada por 16% dos produtores ouvidos, contra 23% no levantamento anterior. O temor com a escassez de crédito também diminui, sendo mencionado por 13% dos produtores, 4 pontos porcentuais a menos que na última pesquisa.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter