Mais área para o arroz orgânico

 Mais área para o arroz orgânico

Cereal orgânico do MST amplia consumo e área de produção

Há um crescimento de 17% no número de famílias envolvidas e de 20% na área plantada.

A maior procura da população por alimentos orgânicos tem aumentado a atuação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Estado. Há um crescimento de 17% no número de famílias envolvidas e de 20% na área plantada.

"Há 13 anos, quando iniciamos, não havia essa discussão na sociedade sobre alimentação saudável. Nosso objetivo édemonstrar que há possibilidade de produzir alimentos mais naturais", explica o coordenador do Grupo Gestor do Arroz Agroecológico do MST-RS, Emerson Giacomelli. Hoje são mais de 400 famílias em 16 assentamentos. A produção ocorre em mais de 5 mil hectares em 13 municípios.

A13ª abertura da colheita será no dia 18 de março, no assentamento de Viamão. A expectativa é colher 400 mil sacas, mesmo com a perda significativa cerca de 18% – em alguns assentamentos devido às enchentes.

Os mais prejudicados foram em Manoel Viana e São Gabriel.

Segundo Giacomelli, um convênio com Incra e Prefeitura de Eldorado do Sul irá proporcionar a construção de uma unidade básica de sementes,no valor de R$ 4,5 milhões. Um outro convênio, com o BNDES, a ser assinado em março, será para a construção de uma nova indústria no assentamento Lanceiros Negros, também em Eldoradodo Sul, um investimento de R$ 20 milhões. "Hoje as indústrias de Nova Santa Rita e Tapes não estão mais dando conta", afirma.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter