Enchentes do início da safra começam a derrubar rendimento da lavoura em Cachoeira

Produtividade deverá ter queda acentuada nas próximas semanas .

A produtividade do arroz começa a cair nas lavouras de Cachoeira do Sul. Com o avanço da colheita da safra 2015/2016, as médias desceram a barreira dos 7 mil quilos por hectare e fecharam em 6.820 quilos por hectare no levantamento do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) divulgado na última quinta-feira.

O coordenador regional do Irga, engenheiro agrônomo Pedro Hamann, afirma que a tendência é de que a produtividade média caia ainda mais na medida em que a colheita vai evoluindo. Na arrancada da colheita, os produtores começaram a cortar as melhores áreas, plantadas dentro do período recomendado e que não pegaram enchente. “As áreas que passaram a ser colhidas nos últimos dias são as que pegaram enchente em algum momento”, explica Hamann.

De acordo com os dados do Irga, na última quinta-feira a colheita chegou a 10.548 hectares, o equivalente a 34,1% dos 30.929 hectares. Com 15% da área de arroz perdida pelas enchentes, a previsão é de uma redução de 35% na produção do cereal no município. A previsão do Irga é de que a produtividade fique entre 5,5 mil e 6 mil quilos por hectare ao final da safra.

SOJA – Na soja, a colheita começou a intensificar nos últimos dias com o tempo mais seco, chegando a 43% da área plantada de 140 mil hectares em Cachoeira. De acordo com o chefe do escritório local da Emater, Luciano Mazuim, as lavouras apresentam produtividades variadas conforme a tecnologia empregada. “Encontramos lavouras com produtividade acima de 3,6 mil quilos (60 sacas) por hectare, mas a média deverá ficar bem abaixo. Porém, podemos fechar médias acima do previsto inicialmente, de 2,4 mil quilos por hectare”, salienta Mazuim.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter