Uruguai pode reduzir área plantada com arroz em 8%

Com estoques maiores e produtores endividados depois das perdas com intempéries climáticos, arrozeiros cobram soluções do governo e flexibilidade das indústrias na negociação de preços
.

Os produtores de arroz do Uruguai poderão reduzir a área plantada do país para a temporada 2016/17 em 8%, segundo as lideranças setoriais presentes em uma assembleia geral na última sexta-feira (22/6), em Treinta y Tres. O encontro foi convocado pela Associação dos Cultivadores de Arroz (Aca) e levou à produção de uma nota manifestando as necessidades prioritárias do setor.

A entidade também manifestou sua inconformidade com a atitude dos moinhos nas negociações para definição dos preços do produto e solicitam ao governo a a instalação de um quarto fundo de financiamento do endividamento do arroz que pode alcançar 60 milhões de dólares. O documento também denuncia que o aumento dos custos, principalmente de energia elétrica, combustíveis e transporte vem sendo prejudicial ao desenvolvimento do setor. Uma comissão diretiva foi escolhida para representar os produtores em todas as negociações referentes a preços e financiamento das dívidas.

Essa comissão discutirá o preço definitivo para o arroz da safra 2014/15 e o valor provisório para a temporada 2015/16. Mais de 250 produtores participaram do evento e concordaram que, sem uma solução imediata, a área cultivada para a próxima safra será reduzida em 8%, para 150 mil hectares. A redução está associada ao endividamento setorial, aos preços internos, à alta dos custos e à busca de cultivos alternativos.

Nesta temporada o rendimento médio das lavouras caiui para 8.094 quilos, o que deixou muitos produtores operando no vermelho. Muitos produtores tiveram perdas totais por causa das inundações. O custo de produção no Uruguai está próximo de 13 dólares por saca.

2 Comentários

  • Problema do uy é q 4’firmas colocam o preço no produto é acabou.e i governo não dá apoio nenhum ao produtor não tem financiamento e fomento para as lavoura.oleo diesel mais caro do mundo e logística tbem sem falar em mão de obra desqualificada eu acho q a diminuição vai ser muito maior,ha 22 anos planto no uy qdo chegar o arroz valia 10 dólares e hg vale 9;50 é uma atividade sem fundamento sem rentabilidade sem sustento hj sem esperança alguma.

  • Os produtores tem de aprender, que quem dá as cartas somos nós, só falta é a ORGANIZAÇÃO ( Cooperativas, Associações ). Somos mais ou menos 10.000 produtores que produzem 70 a 80% do arroz do BRASIL, vejam isso, 70 a 80% do BRASIL, isso mesmo, quem depende de quem? O Brasil depende de 10.000 produtores ou os 10.000 produtores do Brasil? Chega de mendingar renegociação de dívida.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter