Irga confirma avanço de 0,6% na projeção de área para a safra 2016/17 no RS

Uma semana depois do anúncio ter sido antecipado por Planeta Arroz, o Instituto confirma a previsão de que a área gaúcha vai aumentar. E o plantio já começou.

Uma semana após Planeta Arroz ter antecipado que a intenção de plantio da safra 2016/17 no Rio Grande do Sul será maior, com informações apuradas nas regionais e núcleos do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), os números oficiais foram finalmente divulgados. Em nota à imprensa, o Instituto ratifica a projeção de um aumento de 0,6% na intenção de plantio das lavouras de arroz no Rio Grande do Sul na temporada que se inicia.

O levantamento foi elaborado pela Equipe de Política Setorial do Irga, prevendo  o plantio de 1.086.851 hectares. Em 2015/16 a expectativa era de 1.083.638ha. Vale lembrar que houve uma perda de 16% na safra em razão dos problemas climáticos e que parte da área não foi colhida. A projeção foi calculada a partir de dados enviados pelos Núcleos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nates). O plantio já começou em alguns municípios gaúchos.

Segundo a nota divulgada à imprensa, o maior crescimento está previsto para a regional da Zona Sul, onde estão Jaguarão, Pelotas e Santa Vitória do Palmar, que estima aumento de 1,8% em relação à intenção da safra passada, para  178.104ha.  A Fronteira Oeste deve consolidar um crescimento de 1%, até 315.238ha. Na região destacam-se municípios como Alegrete, Itaqui e Uruguaiana.

Na sequência vem a Planície Costeira Interna, que abrange Tapes, Camaquã e Barra do Ribeiro, com elevação de 0,4%: 148.060ha.

Nas outras três regiões arrozeiras a estimativa é de queda. A Depressão Central onde estão Agudo, Cachoeira do Sul, Restinga Seca, Rio Pardo e Santa Maria, e foram registradas perdas de até 30% na safra passada, prevê queda de 0,5% para 144.540 hectares. Na Campanha, que reúne municípios como Dom Pedrito, Rosário do Sul e São Gabriel, a queda percentual será ainda maior: 0,7%, para 163.700 ha. Por último, a Planície Costeira Externa, onde estão Mostardas e Palmares do Sul, calcula menos 1,3% em relação à safra anterior: 137.209.

SEMEADURA

Um dos primeiros produtores gaúchos a começar o plantio é Orlando Gomes, de Itaqui, que utilizou a cultivar Irga 424 RI em seus 230 hectares. “Essa semeadura foi possível por se tratar de uma área com preparo de solo antecipado, uma boa drenagem do solo e também um planejamento das ações se adequando as condições climáticas e previsões meteorológicas”, acrescenta Geter Machado, do 19º Núcleo de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nate) do Irga.

Com informações do Irga.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter