Excesso de chuvas afeta plantio de arroz no Rio Grande do Sul

Muito do que está debaixo d’água precisará ser replantado. Estado produz 70% do arroz consumido no Brasil..

O excesso de chuva no Sul está prejudicando o cultivo de um dos alimentos mais consumidos no Brasil. A água é essencial para o plantio de arroz. Mas não assim, em excesso. As chuvas das últimas três semanas transformaram a lavoura de arroz do seu Gilberto num lago. “Não sei até que ponto vai ser esse estrago, mas eu acho que vai ser quase 100%”, diz o agricultor.

Para garantir mais produção, os agricultores apressaram o plantio. O que ninguém esperava era muita chuva, além de ventos fortes e granizo. Agora, muito do que está debaixo d’água vai ter que ser replantado. Além do aumento do custo da produção, a época ideal para plantar o arroz acaba em duas semanas. “Provavelmente nós entraremos aí com o plantio fora de época recomendada e, com certeza, com redução da produtividade”, afirma o chefe do Irga, Ricardo Tatsch.

O Rio Grande do Sul produz 70% do arroz consumido no Brasil. Na última safra a enchente atingiu as lavouras bem na época da colheita. Quase 1,4 milhão de toneladas do grão deixaram de ser colhidas. Vanderlei foi um dos agricultores que perderam quase toda a produção. Agora, na fase de plantio, ele espera a água baixar para saber o que sobrou.

“Temos a expectativa sim de retomar os trabalhos tão logo a água baixe e seguir em frente, acreditando sempre em uma boa safra”, aposta o agricultor.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter