Farinha de arroz é alternativa para consumidores com doença celíaca

 Farinha de arroz é alternativa para consumidores com doença celíaca

Arroz sucede a farinha de trigo

A farinha de arroz é um produto extremamente rico em nutrientes tanto quanto o arroz em grão e serve como uma alternativa à farinha de trigo.

A farinha de arroz é um produto extremamente rico em nutrientes tanto quanto o arroz em grão e serve como uma alternativa à farinha de trigo. É o que defende o assessor técnico e engenheiro químico do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Gilberto Amato.

Entre os benefícios que podem ser citados: é rico em carboidratos complexos (fonte de energia e de fibras solúveis); proteína mais nobre entre os cereais; ajuda no combate à diabete (liberação gradual do amido); melhora a tolerância à lactose; é regulador intestinal; não contém glúten (ideal para quem sofre de Doença Celíaca); sem gorduras trans; previne doenças cardiovasculares; e possui óleo gama-orizanol (antioxidante). O produto é uma opção para as pessoas que são alérgicas possuem algum tipo de intolerância alimentar.

O processo simples de produção da farinha de arroz (independente de insumos ou tecnologia) inicia-se com o descascamento do grão, que pode ser feito em pilão ou em moinhos de rolo. Em seguida, a quirera (resíduo de farinha) segue para a moagem; depois para o tratamento térmico para inativação enzimática, que é facultativo no caso do arroz branco e é responsável por garantir mais tempo na prateleira; em seguida para a classificação granulométrica; e, por fim, a farinha de arroz é colocada em uma embalagem e enviada para o mercado.

Um diferencial no processo produtivo da farinha de arroz é que deve ser desenvolvido completamente separado de outros grãos que contenham glúten, como trigo, centeio, cevada e aveia. Isto permite apresentar a farinha como isenta de glúten, que é o caso do novo produto da marca Tio João, da empresa Josapar, que é farinha de arroz sem glúten.

“O mercado de pessoas com Doença Celíaca cresceu e com o lançamento desse produto nós conseguimos atender esse público com qualidade, possibilitando que ele consiga preparar receitas como bolos e pães”, explica a coordenadora de marketing da Josapar, Janaína Coelho da Silva Paiva. O produto, que foi lançado em maio deste ano, não só beneficia pessoas celíacas como também proporciona pratos mais leves e fáceis de serem digeridos, em razão dos nutrientes presentes no arroz.

O consumidor que não está habituado a fazer a substituição da farinha de trigo pela de arroz pode se basear nas sugestões de receitas presentes na embalagem do Tio João ou no site do Irga: http://www.irga.rs.gov.br/lista/560/receitas.

Já aqueles que optarem por preparar a farinha de arroz de forma caseira, o processo de moagem pode ser feito com um simples liquidificador, preferencialmente utilizando o acessório de moer café.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter