Região Central tem o maior atraso no plantio da safra de arroz no RS

Semeadura alcança 73% da área estimada em 1,094 milhão de hectares. Preço médio no RS teve pequena queda na semana, baixando 0,59%.

O plantio do arroz alcança 73% da área estimada pela Emater no Rio Grande do Sul, de 1.094 mil hectares. Entre as regiões, a que está com atraso maior é a Central. As chuvas foram favoráveis para a germinação das áreas plantadas, porém, em alguns locais o grande volume de chuva ocorrido no período anterior causou prejuízos, com rompimento de taipas e enxurradas que arrastaram sementes e fertilizantes.

Os produtores continuam com trabalhos de recuperação das áreas que foram prejudicadas. Em algumas regiões os arrozeiros realizam tratos culturais com aplicação de herbicidas, construção de taipas e nivelamento de áreas e atividade de manejo da irrigação. Na Campanha e Fronteira Oeste, estima-se que aproximadamente 50% da área dessas regiões será semeada com as cultivares IRGA 424 e IRGA 424 RI.

Arrozeiros intensificando a semeadura, objetivando o plantio dentro do período preferencial para a cultura. A expectativa dos orizicultores é de uma safra melhor em função das previsões climáticas, podendo ocorrer aumento de área em alguns locais.

O preço de comercialização médio no RS teve pequena queda na semana, baixando 0,59%. O preço do arroz em casca, de acordo com informações colhidas, para o produto do Tipo 1, com rendimento entre 57% e 59% de grãos inteiros, está custando R$ 48,58 a saca de 50 quilos.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter