Eleição de Trump não levará adiante parceria transpacífico

O fracasso em aprovar o que seria o maior acordo comercial da última década, é uma derrota amarga para Obama, cujo apoio por um comércio mais livre dividiu seu partido.

O presidente dos estados Unidos, Barack Obama, perdeu todas as esperanças de emplacar a Parceria Transpacífico. O tratado que envolve a participação de outras doze nações foi elaborado para preservar a influência econômica dos Estados Unidos nos mercados asiáticos. No entanto, a chance de sucesso foi praticamente extinta após a eleição de Donald Trump, que se opôs ao tratado. As autoridades norte-americanas afirmaram que os líderes republicanos do Congresso deixaram claro que não considerariam a Parceria Transpacífico na reta final do governo Obama.

Por meses, o governo norte-americano reforçou o lobby para que o acordo saísse do papel caso a candidata derrotada nas eleições, Hillary Clinton, fosse vitoriosa. O fracasso em aprovar o que seria o maior acordo comercial da última década, é uma derrota amarga para Obama, cujo apoio por um comércio mais livre dividiu seu partido e complicou a campanha de Hillary. O colapso da Parceria Transpacífico também afeta o prestígio dos Estados Unidos na região em um momento em que a China flexiona seus músculos econômicos e militares.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter