A exportação de arroz basmati da Índia crescerá 10% ao mercado chinês

 A exportação de arroz basmati da Índia crescerá 10% ao mercado chinês

Qualidade premium e demanda chinesa impulsionam mercado do basmati

A China concordou em importar arroz basmati de 14 empresas da Índia.

A exportação de arroz basmati indiano deverá crescer em torno de 10% para aproximadamente 65 milhões de dólares, na temporada 2017/18, principalmente por conta da abertura do mercado chinês para a Índia, segundo a agência de rating ICRA. Esse aumento da demanda vai estimular os exportadores, que estão apenas se recuperando da demanda global fraca e de uma recente correção nos preços.

Enquanto no ano comercial 2017 o valor de exportação de arroz basmati deve permanecer em linha com os níveis de 2016, espera-se crescer em 10% em 2018.

A China concordou em importar arroz basmati de 14 empresas da Índia. Na temporada de colheita em curso – o volume de basmati deverá ser menor do que no ano passado (2015/16). Com a adição deste novo mercado, isso poderia impulsionar as vendas. “Além disso, dependendo da demanda nos próximos meses, os agricultores podem aumentar a semeadura basmati na temporada 2018", disse o vice-presidente assistente da ICRA, Deepak Jotwani.

A Índia e a China contribuem em conjunto para cerca de 40% da produção mundial de arroz, estimada em cerca de 740 milhões de toneladas de arroz em casca. Cerca de 27% da produção global é chinesa. No entanto, ambos os países são também os maiores consumidores de arroz, restringindo assim a sua participação no comércio internacional.

Enquanto a Índia é um exportador líquido de arroz, a China é um importador líquido, ICRA disse.

O arroz chinês é tipicamente de comprimento curto e não aromático. No entanto, com os crescentes níveis de renda e o florescente comércio global, a população da China também desenvolveu uma preferência por outras variedades do cereal, o que amplia o mercado naquela região. Isso abriu a importação de outros grandes países produtores de arroz, como Tailândia, Vietnã, Paquistão e Índia.

A China emergiu como o maior importador de arroz nos últimos anos, graças a uma produção limitada por fatores climáticos e de recursos naturais, especialmente água, e o consumo interno firme.

Na Índia, o arroz não-basmati responde por uma maioria (90-92% de participação em volume) da produção total, formada por grãos longo-finos, curtos e oblongos. No entanto, cerca de 90% do mesmo é consumido no mercado interno.

O arroz Basmati, sendo uma variedade premium, alcança um preço mais alto e a maioria (cerca de 75%) de sua produção é exportada pelos produtores indianos.

Em termos de volume, as exportações de arroz não-basmati do país foram de 6,4 milhões de toneladas no ano fiscal de 16, enquanto que as expedições do basmati foram de 4 milhões de toneladas no mesmo período, segundo o ICRA.

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