Associação dos Arrozeiros de Alegrete faz parceria com cervejaria
A Associação dos Arrozeiros de Alegrete firmou parceria com a Microcervejaria La Pampa. A proposta é a fabricação de cerveja artesanal com base no arroz.
A La Pampa é uma cervejaria que surgiu em 2011 quando seu idealizador Rafael Caetano passou a desenvolver e fabricar cerveja em sua própria residência. Com a boa aceitação de amigos e familiares, passou a estudar os elementos que constituem a cerveja e a desenvolver técnicas de aprimoramento para a produção. A partir de então, planejamento estratégico e financeiro foram elaborados de forma a viabilizar crescimento progressivo e sólido junto ao setor cervejeiro. Hoje, A Microcervejaria La Pampa é a primeira e única cervejaria regulamentada a atuar em Alegrete operando, desde setembro de 2016, com uma planta produtiva de 900litros/mês com distribuições em Alegrete e Porto Alegre.
No viés comunicacional a La Pampa tem como foco explorar o conceito regional, cultivado na região da fronteira oeste. Assim Iniciou-se com dois rótulos: a La Pampa Vaqueana, uma cerveja de trigo, originária da região da Baviera na Alemanha, e a La Pampa Campeira, uma cerveja de características da escola cervejeira belga no estilo Blonde Ale. Com suporte da Associação dos Arrozeiros de Alegrete passou a desenvolver cerveja com a inserção de grãos de arroz, onde uma de suas características é dar leveza e sabor à bebida. Ainda na fase de testes, foram recebidas algumas variedades de arroz e testadas na composição da cerveja. O estilo de cerveja a ser produzido já foi definido e agora o processo é estudar o percentual de grãos a serem utilizados. Neste caso, diferentes quantias serão testadas e então, a partir do produto finalizado, a cerveja será disponibilizada em eventos com o intuito de passar por testes cegos e de acordo com a avaliação do público, a que melhor for aceita será lançada. O planejamento e produção são para que o lançamento aconteça durante a 10ª Semana Arrozeira de Alegrete, que se realizará de 28 de maio a 03 de junho.
Esta novidade está gerando grandes expectativas! Mais uma vez será comprovada a excelência desse nobre grão na produção de diferentes produtos em distintos setores de produção e consumo.
7 Comentários
Excelente iniciativa, onde está sendo distribuída e comercializada em Porto Alegre ?
Com certeza uma boa iniciativa.
Pena que produz somente 900 ltrs/mês.
Vai consumir quantos kgs de canjicão?? 200 kgs/mês ??
Alem do mais AMBEV já é, a muito tempo, costumas consumidora dessa matéria prima …..
Importante passo dado pela Associação dos Produtores de Arroz de Alegrete na direção do mercado consumidor fazendo com que o arroz seja consumido em outros momentos da refeição e trazendo valor ao produto. A atitude dos produtores é de vanguarda, já que se vê poucas iniciativas das agroindústrias do arroz (os atuais engenhos) nesse sentido, inobstante a gama de produtos que podem ser elaborados com produtos à base do cereal. Claro que já existem boas iniciativas, mas que podem ser consideradas tímidas diante das possibilidades que o arroz apresenta e do tempo em que este tema foi levantado e da avidez do consumidor por novos produtos. Em Pelotas no último Congresso Brasileiro de Arroz foi lançada uma cerveja à base de arroz com excelente paladar. Também aqui na UFPel tem um pesquisador desenvolvendo uma tese de doutorado sobre à cerveja à base de arroz, que talvez possa colaborar com a iniciativa do empreendedor Alegretense. Nós, que desde o ano 2.000 apregoamos iniciativas dessa ordem ficamos contentes e louvamos essa iniciativa. Parabéns e votos de muito sucesso!
Parabéns pela iniciativa, nesses momentos de incertezas na política e economia é que se destacam os grandes empresários.
900 litros/mês?Tá certo?
?
É que foi noticiado …. 900 litros / mês.
Vai consumir 150 kgs de canjicão por mês.
Será a piada do ano ??
Foi uma baita parceria ….. os caras não tem noção da realidade ou andam bebendo muita cerveja !!!