Bilionário vai produzir 1 milhão de toneladas de arroz por ano na Nigéria

 Bilionário vai produzir 1 milhão de toneladas de arroz por ano na Nigéria

Aliko: dono de 11,8 bilhões de dólares, agora investe em arroz

Estimativa do grupo Dangote, de Aliko Dangote, é alcançar esta meta em cinco anos financiando 50 mil produtores.

Aliko Dangote, o homem mais rico da África e controlador do Grupo Dangote, deu início a um investimento de produção e industrialização de arroz na Nigéria com o objetivo de levar ao mercado um volume anual de 1 milhão de toneladas dentro de cinco anos. Os primeiros cultivos e processamentos já começam em 2017, segundo anúncio formal da empresa. Segundo a imprensa local, a demanda de arroz na Nigéria atingiu 6,3 milhões de toneladas métricas em 2015, com 2,3 milhões de toneladas produzidas localmente e a importação de quatro milhões de toneladas, situação que torna o país muito dependente de importações, de acordo com o Ministério da Agricultura. Por isso, o governo está incentivando a produção interna.

A Dangote Rice Ltda, subsidiária do Grupo Dangote, lançou no início de fevereiro um projeto-piloto que começará com 500 hectares de cultivos junto à barragem de Gonroyo, a segunda maior da Nigéria, localizada no estado de Sokoto, norte do país.

O projeto de vários milhões de dólares será ampliado para cobrir uma área de 25 mil hectares em três locais no norte da Nigéria até o final do ano, disse a empresa.

"Até o final de 2017, a Dangote Rice planeja produzir 225 mil toneladas de arroz branco, o que nos permitirá satisfazer 4% da demanda total no mercado dentro de um ano", diz comunicado da empresa.

"Nosso modelo projeta produzir 1 milhão de toneladas de arroz branco ao ano, a fim de satisfazer 16% da demanda interna de arroz nos próximos cinco anos", informa.

O Dangote Group tem crescido agressivamente na África, investindo em cimento, fabricação de alimentos, petróleo, gás, seguros e imóveis. No mês passado, o grupo lançou uma usina de montagem de caminhões de US $ 100 milhões para aproveitar um aumento projetado na demanda por transporte, à medida que o governo aumenta a agricultura e os agricultores precisam transportar bens por todo o país.

A Dangote Rice também divulgou que irá associar com pequenos agricultores e firmar contratos para cultivar arroz em casca. Vai oferecer insumos para os agricultores e garantia de compra enquanto estes fornecem a terra e a mão-de-obra. Os 25 mil hectares serão cultivados por cerca de 50 mil agricultores, organizados em grupos. Além disso, serão utilizadas fazendas próprias.(com informações de agências internacionais).

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter