Cachoeira começa a colher arroz com expectativa de boa safra

 Cachoeira começa a colher arroz com expectativa de boa safra

Bauer: expectativa para a safra

Maior parte das plantações será colhida a partir de março.

As primeiras lavouras de arroz começaram a ser colhidas no Rio Grande do Sul na segunda metade de fevereiro, mas na maioria absoluta delas o maquinário começará a entrar em março.

Por enquanto o percentual colhido é praticamente insignificante, por isto o Irga ainda nem divulgou os primeiros resultados de produtividade no estado. O instituto faz balanços semanais com os resultados do monitoramento da colheita nas principais cidades produtoras de arroz no Rio Grande do Sul.

O Irga prevê uma boa safra de arroz para o Rio Grande do Sul em 2017 porque o clima, apesar de ter prejudicado lavouras plantadas logo no começo do período de semeadura, permitiu o bom desenvolvimento da planta.

Para Cachoeira do Sul o coordenador regional do instituto, o engenheiro agrônomo Pedro Hamann, a expectativa é de que a produtividade média fique na casa dos sete mil quilos por hectare, marca considerada satisfatória.

No ano passado Cachoeira registrou uma de suas piores marcas de produtividade da lavoura arrozeira dos últimos tempos, com uma média de 6.181 quilos por hectare, efeito da enchente que danificou quase 50% da plantação do cereal no município.

A produtividade recorde de arroz em Cachoeira foi atingida na safra de 2012: média de 7.326 quilos por hectare.

Produtor de arroz em uma área de cerca de 200 hectares na localidade rural de Piquiri, Remi Bauer, 55 anos, está concluindo a revisão de seu maquinário para iniciar a colheita da safra 2016/2017 do cereal.

A expectativa dele é de uma produtividade dentro da margem que considera normal, o que gira em aproximadamente 7 mil quilos por hectare, a mesma média que ele obteve na safra anterior.

Bauer ressalta que sua lavoura foi prejudicada por três enchentes no começo de 2017 e que apesar das plantas terem recuperando-se dos efeitos do excesso d´água, a produtividade não será a mesma de uma safra sem adversidades climáticas.

A melhor marca atingida por Bauer foi 9 mil quilos por hectare, média registrada na safra 2014/2015.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter