Alunos da Ufsm visitam projetos em Faxinal e Polêsine nesta sexta
A visita será conduzida pelo professor do Departamento de Fitotecnia da Ufsm, Enio Marchesan.
Nesta sexta-feira (23), a Emater/RS-Ascar e a Universidade Federal de Santa Maria (Ufsm) organizam uma visita de 40 estudantes do curso de Agronomia, do Centro de Ciências Rurais (CCR/Ufsm), a três propriedades rurais dos municípios de São João do Polêsine e Faxinal do Soturno, na Quarta Colônia de Imigração Italiana.
A visita integra o projeto de intercâmbio existente entre a Emater/RS-Ascar e a Universidade Federal de Santa Maria (Ufsm), de visitas técnicas de acadêmicos dos cursos do Centro de Ciências Rurais (CCR), a projetos da Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) desenvolvidos na região administrativa de Santa Maria.
O projeto é coordenado pelo assistente técnico de Produção Vegetal, Solos e Armazenagem de Grãos do escritório regional da Emater-RS/Ascar de Santa Maria, engenheiro agrônomo Luiz Antônio Rocha Barcellos.
A visita será conduzida pelo professor do Departamento de Fitotecnia da Ufsm, Enio Marchesan, junto com Barcellos.
O roteiro da visita começará às 14h, em São João do Polêsine, onde serão apresentados trabalhos em arroz irrigado, integração lavoura pecuária e secagem e armazenagem de grãos, através da metodologia de dia de campo, com três estações de visitação, onde os próprios alunos vão colaborar como guias dos grupos. A atividade contará com a participação da extensionista do escritório municipal da Emater/RS-Ascar de São João do Polêsine, engenheira agrônoma Flávia Kaufmann Sanboranha.
A segunda visita começará às 15h30, em Faxinal do Soturno, para mostrar atividades de cultivo intercalar de frutíferas comerciais e nativas do Projeto RS Biodiversidade. O grupo será acompanhado pelo extensionista do escritório municipal da Emater/RS-Ascar de Faxinal do Soturno, engenheiro agrônomo Leonardo Basso Beltrame.
Serão apresentadas as culturas intercaladas da nogueira pecã com culturas anuais, citrus com frutíferas nativas e ainda o uso de energia solar através de células fotovoltaicas para a produção de energia elétrica, em um projeto recém-instalado, diz Barcellos.
A terceira visita do grupo será na Agroindústria de Queijos Nono Bepe, em São João do Polêsine. O encerramento da programação será às 17h30.