O arroz americano ainda não vai entrar na China

Os importadores ainda precisam atender a uma série de requisitos.

O Ministério do Comércio da China (MOFCOM) divulgou nota na última quarta-feira, dia 27, informando que o arroz dos Estados Unidos precisa obter aprovação antes de entrar no mercado do país asiático, apesar de um acordo recente que abre a possibilidade de aquisições inéditas do cereal estadunidense. 

Após várias rodadas de negociações, autoridades chinesas e norte-americanas concordaram na semana passada com os requisitos de inspeção e quarentena para o arroz dos EUA entrar no mercado chinês, mas esse é apenas o primeiro passo, disse um porta-voz do MOFCOM em uma declaração on-line.

Os produtores de arroz dos EUA e as indústrias interessadas neste comércio ainda precisam se registrar junto ao governo americano, e este recomendá-los à Administração Geral da China de Supervisão de Qualidade, Inspeção e Quarentena (AQSIQ), de acordo com o comunicado.

Depois de obter aprovação do AQSIQ, os EUA ainda precisam realizar um processo de fumigação no arroz e enviar pesticidas e técnicas utilizadas no processo para autoridades chinesas para inspeção e confirmação, acrescentou o comunicado.

"Os três passos acima são partes integrantes do processo", disse o porta-voz do MOFCOM.

"Até agora, apenas um passo foi concluído, então os EUA não podem negociar arroz com a China ainda".

Os EUA estão impelindo a China a abrir seu mercado interno para fazendeiros estadunidenses, enquanto a China se consolida como o maior importador mundial de arroz em quantidades crescentes. As compras chinesas sempre se baseiam em seus parceiros comerciais da Ásia. 

O acordo foi alcançado na semana passada durante a reunião de diálogo econômico abrangente China-EUA em Washington DC e foi saudado pelos norte-americanos como um progresso histórico que beneficiaria muito os agricultores e industriais da América do Norte.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter