Tailândia recebe demanda urgente de vendas a Bangladesh, Sri Lanka
Se os negócios forem selados, as 400 mil toneladas serão transferidas dentro de 60 dias e o acordo será garantido através de contratos de governo para governo .
Bangladesh e Sri Lanka estão negociando uma compra urgente de cerca de 400 mil toneladas de arroz (base casca) da Tailândia para reabastecer regiões cuja produção foi fortemente afetada por severas secas e enchentes, de acordo com a mídia tailandesa.
Se os negócios forem selados, todo o arroz será transferido dentro de 60 dias e o acordo será garantido através de contratos de governo para governo (G-2-G).
Cada país tem como objetivo importar 200 mil toneladas de arroz – principalmente arroz parboilizado e arroz branco de qualidade comum. O arroz branco de referência de 5 por cento de quebrados foi cotado em 410 dólares por tonelada, enquanto branco com 100 por cento de inteiros foi obtido a 439 dólares por tonelada.
Bangladesh e Sri Lanka normalmente completaram suas ações com arroz do vizinho Paquistão e Índia quando necessário. Em 2016, importaram 280 mil toneladas e 151 mil toneladas de arroz tailandês, respectivamente.
No entanto, os estoques de arroz oficiais da Tailândia estão baixos, pois seu Ministério do Comércio abriu leilões para vender os volumes formados desde 2011, parte sem condições de consumo humano foi comercializada para produção de etanol e/ou ração animal. Faltariam apenas 2 milhões de toneladas para chegar ao nível normal, em comparação ao recorde de 18 milhões de toneladas armazenadas antes, quando foi criada uma política de preços mínimos para compras internas maior do que os preços de exportação.
À medida que o volume atual das disponibilidades tailandesas são baixas, é provável que as ofertas de arroz G-2-G acabem envolvendo fornecimento também por parte de estoques de empresas privadas que entregariam partes do arroz. Bangladesh está se aproximando de exportadores tailandeses privados para obter o melhor preço. (Com TSI)


