China lamenta painel dos EUA na OMC por arroz, milho e trigo

Chineses argumentam que seu sistema tarifário está de acordo com as regras internacionais.

O governo da China lamentou que os Estados Unidos tenham aberto um painel de disputa da Organização Mundial do Comércio (OMC) sobre as cotas de importação de grãos do país asiático, disse um porta-voz do Ministério do Comércio na quinta-feira, 23, na primeira resposta oficial de Pequim ao pedido dos EUA para o Comércio Mundial Organização.

"A China lamenta que os Estados Unidos tenham desistido de continuar as negociações para resolver este caso", disse o porta-voz Gao Feng em uma coletiva de imprensa. O governo dos EUA solicitou a criação de um painel da OMC para investigar as cotas tarifárias chinesas (TRQs) para trigo, arroz e milho, disse o órgão internacional de comércio no início desta semana.

O representante de Comércio dos EUA na Organização disse que, no início de dezembro, a China – o maior mercado de grãos do mundo – não maximizou o uso de TRQs, embora os preços globais das três commodities fossem menores que os valores praticados no mercado doméstico. A China argumenta que o seu sistema tarifário estava em linha com os compromissos assumidos com a OMC e as regras relevantes, de acordo com o porta-voz do ministério.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter