Cai o rendimento de arroz na primeira safra chinesa

Três safras são realizadas por ano no gigante asiático e a primeira é a menor delas.

A China produziu menos arroz na primeira, das três safras que realiza anualmente, em relação a 2016. A queda se deve a diminuição na área de plantio e rendimento, mostraram dados oficiais. O país produziu 31,74 milhões de toneladas de arroz na “primeira safra", plantada na primavera e colhidas no início do verão. Este foi um decréscimo de mais de 1 milhão de toneladas, ou 3,2% em relação ao ano anterior, disse o National Bureau of Statistics (NBS).

A área de plantio de arroz do início do ano foi de 5,46 milhões de hectares, 2,8% a menos do que no ano passado, e o rendimento por hectare reduziu 0,4 por cento para 5,81 toneladas. O estatístico da NBS, Hou Rui, disse que a área de plantio em queda foi devido à falta de mão-de-obra rural, à melhoria da estrutura agrícola e à rotação das culturas. Segundo ele o declínio do rendimento por hectare foi principalmente devido ao clima desfavorável.

O arroz “do cedo” é plantado principalmente em oito regiões provinciais: Zhejiang, Anhui, Fujian, Jiangxi, Hubei, Hunan, Guangdong e Guangxi. O arroz é um alimento básico na China, e sua produção total de grãos consta de três safras – a inicial, a de verão e a de outono. Os cultivos de outono representam a maior parte da produção de grãos.

Os chineses são os maiores produtores e consumidores do mundo, e desde 2012 se tornaram também os grandes importadores do planeta.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter