Capacitação de boas práticas das culturas do arroz, feijão e mandioca chega ao Bico do Papagaio
Participam da capacitação profissionais da Seagro, da Diretoria de Pesquisa Agropecuária da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins Agro), do Mapa, do Ruraltins, da Embrapa e do IFTO.
O curso de capacitação faz parte das ações do projeto de desenvolvimento de difusão de boas práticas nas culturas do feijão, arroz e mandioca no TocantinsAlaídes Cardoso/Governo do Tocantins
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), inicia, nesta semana, o 3º módulo de capacitação de Boas Práticas Agrícolas e de Beneficiamento das culturas do arroz, feijão e mandioca.
A capacitação para 50 técnicos ocorre desta quarta-feira, 30, à sexta-feira, 1º de setembro, das 8 às 18 horas, no Instituto Federal do Tocantins (IFTO), em Araguatins, no povoado Santa Tereza, região do Bico do Papagaio. Na programação, constam palestras direcionadas ao monitoramento e ao controle de pragas, doenças da mandioca, arroz, feijão e plantas invasoras.
O curso de capacitação faz parte das ações do projeto de desenvolvimento de difusão de boas práticas nas culturas do feijão, arroz e mandioca no Tocantins. O projeto atua em 32 Unidades de Referência Tecnológicas (URTs) distribuídas nos municípios localizados na região centro-norte do Estado.
Para o engenheiro agrônomo da Seagro, Luan Bacin, a capacitação dos técnicos contribui para a garantia da qualidade e competividade dos cultivos agrícolas, levando as tecnologias aos produtores. “O incentivo, é, justamente para desenvolver as culturas do arroz, feijão e mandioca, tendo como princípio a organização das cadeias produtivas, o uso de boas práticas agrícolas, agregação de valor à produção e produtividade das culturas”, disse.
Convênio
A capacitação é fruto de um convênio entre a Seagro e o Ministério Agricultura, Pecuária e Abastecimento, tendo como objetivo incentivar a formação de técnicos especializados para fomentar a produção das cadeias produtivas do arroz, feijão e mandioca.
Participam da capacitação profissionais da Seagro, da Diretoria de Pesquisa Agropecuária da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins Agro), do Mapa, do Ruraltins, da Embrapa e do IFTO.