Campanha Produzir para Preservar mobiliza o litoral
Descarte adequado de filtros de óleo usados é o primeiro de quatro passos.
A Associação dos Arrozeiros de Palmares do Sul, Capivari do Sul, Osório, Cidreira e Balneário Pinhal juntamente com a Ecofield Ambiental lançaram nesta quinta-feira, 14, o Projeto "Produzir para Preservar”, que trata da coleta e destinação adequada de resíduos contaminantes em sua primeira fase. Quatro fases de destinação de resíduos serão realizadas. Na primeira etapa, foi instalado o Ecoponto Agrofel, para onde podem ser destinados resíduos como filtros de óleo usados pelas propriedades rurais.
Segundo Lívia Carvalho, diretora da Associação de Arrozeiros de Palmares do Sul, a Agrofel estará recebendo os filtros de óleo usados dos produtores da região, por período determinado, para realizar o correto descarte. Na entrega do filtro o agricultor receberá uma Declaração de Recebimento de Resíduos, em conformidade com a legislação ambiental. Os próximos passos do projeto serão a coleta de embalagens de óleo diesel, de produtos pecuários e areia contaminada.
"Fazer o projeto e executá-lo foi uma soma de trabalho da Associação dos Arrozeiros, Ecofield Ambiental e empresas que estão participando desta iniciativa e que se somarão a este projeto no futuro. Mas, dar certo será resultado da decisão e participação dos produtores, em especial os arrozeiros”, resumiu a dirigente.Na inauguração do serviço foram coletados 140 filtros de óleo. “Os filtros podem ser de qualquer marca, não é necessário fazer agendamento da entrega e não há custo. E a ação é destinada aos agricultores e pecuaristas em geral”, avisa Lívia Carvalho. De acordo com a diretora, nos próximos dias será divulgado um calendário para ampliar as ações, envolvendo a coleta de embalagens vazias de óleo, graxa, e outros produtos. Para isso, a empresa parceira já está organizando sua estrutura.A terceira etapa será o recolhimento de embalagens e material de uso pecuário (embalagens de medicamentos veterinários, vacinas, agulhas, entre outros) para o descarte adequado previsto em lei. Por fim, será montada uma estrutura para coleta da areia contaminada de rampas de lavagem de tratores, colheitadeiras, e implementos. “Esta é a última fase do Projeto e estamos buscando empresas para se associarem nesta iniciativa”, revela Lívia Carvalho, diretora da Associação de Arrozeiros de Palmares do Sul.