Primeira mulher assume a gerência de Pesquisa do Irga
A gerência da Divisão de Pesquisa do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) está agora sob a responsabilidade da engenheira agrônoma Flávia Miyuki Tomita. Ela entra na vaga de Rodrigo Schoenfeld, que passa a ocupar a função de assessor da Diretoria Técnica da autarquia. A função compreende não apenas a coordenação dos trabalhos de pesquisa do Irga como também a gerência da Estação Experimental do Arroz (EEA), de Cachoeirinha. Nos 78 anos de existência da EEA, esta é a primeira vez que uma mulher assume a chefia da estação.
Flávia entrou na instituição em 2014 por meio de concurso público. Natural de Araçatuba (SP), ela é formada em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp-Ilha Solteira), com especialização em Ciência e Tecnologia de Sementes pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Atualmente faz mestrado em Fitotecnia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Até então Flávia era chefe da Seção de Produção de Sementes na EEA.
“Tenho ciência do desafio que é estar à frente da Pesquisa de um Instituto com a importância do Irga e fazer parte e representar um grupo de pesquisadores qualificados, com potencial para desenvolver pesquisas de ponta e preocupados com o futuro da lavoura de arroz do RS. Meu foco será atender aos anseios do setor orizícola gaúcho, com a colaboração não menos importante da extensão do Irga. Para isso precisamos focar no grupo de pesquisadores e extensionistas, proporcionando as melhores condições possíveis de trabalho para que sejam reconhecidos pelos seus esforços e atendam às demandas do setor”, afirma.
Flávia acrescenta que entre os seus planos de trabalho está “dar continuidade aos projetos de maior envergadura do Irga, como, por exemplo, o Projeto 10+”. “E temos um grupo gestor que foi criado para tomada de decisões de relevância para a Pesquisa”, revela. O grupo gestor é formado pelos engenheiros agrônomos do Irga: Danielle Almeida, Darci Uhry, Felipe Selau Carlos, Fernando Fumagalli Miranda, Gustavo Campos Soares e Oneides Avozani.