Irga e Bayer colhem frutos de parceria de seis anos
Bayer entregou uma placa ao Irga pela parceria
A cultivar de soja TEC Irga 6070 RR resistente aos excessos hídricos está caminhando para sua terceira safra.
O Instituto Rio Grandense de Arroz (Irga) e a Bayer celebraram, na manhã desta segunda-feira (30) na sede da autarquia em Porto Alegre, a partilha dos rendimentos das vendas da variedade de soja TEC Irga 6070 RR, fruto de pesquisa conjunta entre a empresa e o Instituto, para a tolerância ao excesso hídrico. A arrecadação será revertida para o fundo de pesquisa do Irga a fim de gerar mais inovações e benefícios para os produtores gaúchos, em especial aos orizicultores do RS.
Foram quase cinco anos de análises de germoplasmas até chegar à variedade para o Centro-Sul do Estado, tolerante aos excessos hídricos da região e ideal para rotação em solos encharcados, habitualmente cultivados com arroz. “Nossa principal conquista com essa parceria foi a viabilização da cultura da soja nas áreas de várzea”, afirma Daniel Gobbi, gerente de negócios de licenciamento de soja da Bayer.
A cultivar de soja TEC Irga 6070 RR resistente aos excessos hídricos está caminhando para sua terceira safra e, nestes dois últimos anos, obteve uma boa participação no mercado local, com resultados que começam a ser colhidos agora. Além de viabilizar o plantio de soja de alta produtividade em solos encharcados, esta variedade agrega ainda mais valor para a agricultura local, pois parte das receitas geradas são reinvestidas no fundo de pesquisa do Irga, para o desenvolvimento de novas tecnologias em benefício dos produtores.
“Nós do Irga, os técnicos e os produtores temos ciência do quanto é importante esta parceria com a Bayer. Não só na área de desenvolvimento de novas cultivares de soja, mas também nos outros projetos e eventos que promovemos em conjunto. Com isso, damos ainda mais ferramentas para consolidar o Projeto 10+, iniciativa que busca possibilitar mais rentabilidade ao produtor, para que ele possa fazer rotação de cultura, aumentar sua produtividade, reduzir o custo por saca e ainda otimizar os recursos com máquinas agrícolas”, comenta o presidente do Irga, Guinter Frantz.
“Essas parcerias para nós são fundamentais. Que bom que tivemos sucesso, que bom que estamos aqui”, comentou o diretor técnico do Irga, Maurício Fischer. “Quero testemunhar também que a Bayer foi uma grande parceira no setor de arroz, sempre presente apoiando e participando. É uma satisfação estar aqui hoje neste momento especial para coroar essa parceria”, acrescentou o diretor administrativo da autarquia, Renato Caiaffo da Rocha.
Outro fruto dessa parceria, a cultivar BSIrga 1642 IPro, já está no campo para safra 2017/2018. Essa variedade é mais uma solução que Irga e Bayer desenvolveram para agregar ainda mais valor à produção gaúcha, por meio da tecnologia e inovação.
No encerramento da reunião, o presidente do Irga recebeu uma placa em homenagem ao trabalho conjunto, entregue por André Abreu, da Bayer. Participaram ainda da solenidade Eduardo Goulart, pela Bayer; Athos Gadea (assessor da Diretoria Técnica); Flávia Tomita (gerente da Divisão de Pesquisa); Camila Scalco (pesquisadora), pelo Irga; e Ernani Rossi, gerente executivo da Fundação Irga.