Vietnã revisa o objetivo de exportação de arroz

País espera exportar 400 mil toneladas acima do previsto por causa do aquecimento no mercado global.

Ao ver mais contratos assinados desde junho, a Associação de Alimentos do Vietnã revisou para cima seu objetivo de exportar arroz este ano em 400 mil toneladas, estabelecendo como nova meta 5,6 milhões de toneladas.

A exportação vietnamita de arroz vê sinais encorajadores até o final deste ano e no primeiro trimestre do próximo ano para ampliar suas vendas, informou a associação, observando que Bangladesh importará cerca de 500 mil toneladas de arroz vietnamita de maio a dezembro e

Espera-se que as Filipinas importem mais arroz vietnamita no período 2017-2018. Do início de janeiro a meados de novembro, o Vietnã exportou cerca de 5,3 milhões de toneladas de arroz no valor de quase 2,4 bilhões de dólares, com aproximadamente 40% do volume destinados para a China, 10% para as Filipinas e 9% para a Malásia, de acordo com o Departamento Geral de Alfândega do Vietnã.

No ano passado, o país enviou ao exterior cerca de 4,9 milhões de toneladas de arroz, totalizando perto de 2,2 bilhões de dólares, e uma queda de 26,5% em volume e de 22,4% em valor, disse o Ministério da Indústria e Comércio.

De acordo com uma estratégia nacional de exportação de arroz recentemente aprovada pelo governo vietnamita, entre os tipos de arroz para exportação de 2017 a 2020, cerca de 45% serão arroz branco, 30% aromáticos, especial e japonica, 20% de arroz glutinoso e 5% com valor agregado, como grão rico em nutrientes ou orgânico, disse o ministério.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter