Produtores de arroz reclamam de condições de estradas para escoamento de produção

 Produtores de arroz reclamam de condições de estradas para escoamento de produção

Estradas precárias prejudicam escoamento da produção de arroz no Centro do RS

Uma ponte localizada em São Pedro do Sul está com os pilares de madeiras podres.

Produtores de arroz da Região Central do Rio Grande do Sul reclamam das condições das estradas usadas para escoar a produção, a menos de dois meses da colheita.

Uma ponte localizada em São Pedro do Sul está com os pilares de madeiras podres. Quando os veículos passam toda a estrutura balança, o que gera ainda mais preocupação no caso de caminhões carregados.

“Não tem como trabalhar. Simplesmente, o meu caminhão não tem como puxar safra aqui”, reclama o caminhoneiro Jonairo Lopes.

A decisão de Jonairo é a mesma tomada por outros profissionais de transportes que se negam a colocar o caminhão em risco. Por isso é necessário usar um desvio que aumenta o trajeto em 30 quilômetros, o que faz com que frete aumente, reduzindo o lucro do produtor em 10%.

Esse problema é compartilhado por mais de 200 produtores de São Pedro do Sul.

“Faz muitos anos que foi feita uma manutenção. A prefeitura promete fazer, um empurra para o outro, e não fazem”, reclama o produtor rural Antão Bisognin.

Em Santa Maria, no distrito de Santa Flora, que concentra os maiores produtores da cidade, a estrada está cheia de buracos, e fica ainda pior quando chove. “Aqui, quando chove alaga tudo. Caminhão às vezes não passa”, afirma o trabalhador rural Flavio Cereta.

Por isso, os próprios produtores se organizaram para arrumar a estrada sem ajuda da prefeitura. Eles garantem que vale mais a pena investir na manutenção, do que reparar os estragos nos caminhões.

A Secretaria de Infraestrutura de Santa Maria informou que as estradas do distrito estão sendo atendidas conforme disponibilidade. De acordo com o Instituto Riograndense de Arroz (IRGA), mais da metade dos produtores rurais dependem das estradas de chão.

Sobre a ponte estruturalmente comprometida em São Pedro do Sul, a prefeitura da cidade disse que o governo do estado vai fornecer madeira para a construção de uma nova passagem. O restante da obra será custeado pelo município em parceria com a prefeitura de Cacequi, mas ainda não há data para o início dos trabalhos.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter