Planeta Arroz 65 será lançada na Abertura da Safra

 Planeta Arroz 65 será lançada na Abertura da Safra

Nova Planeta Arroz: o mundo do arroz em 52 páginas

Edição apresenta desafios e soluções das lavouras de alto rendimento da Depressão Central e destaca o lançamento de um híbrido de alto potencial e qualidade da RiceTec, entre muito mais informações .

A edição de número 65 da revista Planeta Arroz, única do Brasil voltada exclusivamente à esta cadeia produtiva com circulação trimestral ininterrupta há 18 anos, terá lançamento e distribuição massiva durante a Abertura da Safra, de hoje a sexta-feira, na Estação Experimental do Arroz do Irga, em Cachoeirinha (RS).

A publicação da Casa Brasil Editores, pertencente ao Grupo Vieira da Cunha, já circula desde a semana passada entre seus assinantes e anunciantes trazendo como reportagem de capa os meios com os quais as lavouras de alto rendimento da Depressão Central gaúcha se mantêm no teto produtivo do Estado buscando equilibrar os custos, produzir cada vez mais, combater as pragas e invasoras resistentes a herbicidas e enfrentar o mercado adverso.

Traduz, nesta matéria, os grandes desafios das propriedades, retrata a concentração das lavouras, a extinção dos pequenos produtores e o aperfeiçoamento do uso de tecnologias, como do Projeto 10+ e Soja 6000. A rotação de sistemas, de princípios ativos e de culturas, aliás, é parte central da filosofia dos produtores de ponta na região.

Você conhecerá um produtor que faz sucessão de arroz com trigo, pastagem, serradela e rotação com soja. E que mantém um quadro da lavoura sem tratamento com herbicida para demonstrar, comparativamente, o nível de danos do arroz vermelho resistente.

LIVRE DE VERMELHO

E descobrirá como o manejo adequado levou uma área com uma população de centenas de sementes de arroz daninho por metro quadrado até a viabilidade e a alta produtividade.

HÍBRIDO SUPERIOR

Um dos destaques da edição é o lançamento, por parte da RiceTec, principal empresa de tecnologia em híbridos de arroz das Américas, de uma nova cultivar de altíssimo rendimento e melhor qualidade de grãos que deve assumir uma parte importante do mercado nas próximas safras. O novo híbrido será apresentado também em Cachoeirinha e já vem sendo cultivado em áreas de teste e de produção de sementes.

ANÁLISES EXCLUSIVAS

O perfil dos mercados mundial, do Mercosul, do Brasil e dos principais estados produtores de arroz é apresentado já com as perspectivas de safra, oferta e demanda, eventos climáticos, estoques e características do comércio mundial. Os principais analistas de mercado do Brasil, e alguns internacionais, opinam, divergem, convergem e constróem os cenários atual e futuro do mercado, a expectativa de preços, custos e fatores que os influenciarão em 2018/19.

No Brasil as análises exclusivas já avaliam o impacto dos leilões de Pep e Pepro, da entrada da Conab comprando arroz pelas AGFs, e os reflexos das relações comerciais da cadeia produtiva com os países vizinhos. As assimetrias do Mercosul estão no centro das discussões, bem como as estratégias das entidades setoriais brasileiras para criar barreiras ou condições igualitárias de competir com Argentina, Paraguai e Uruguai. 

TE MEXE

As demandas setoriais e as reivindicações e mobilização do movimento Te Mexe Arrozeiro são retratadas em reportagem especial com algumas das lideranças. Os eventos e o grito dos produtores ecoa nas páginas da revista e pelo mundo ligado à cultura.

IRGA 431CL

O lançamento da variedade Irga 431CL e a expectativa que o cerca, bem como suas características, são retratadas em matéria com os melhoristas do Irga. A variedade virá mesmo para substituir com vantagens de qualidade e o mesmo potencial produtivo e agronômico a cultivar Irga 424 e sua versão RI? Quais são os diferenciais da nova cultivar?

Ainda na área destinada à tecnologias, estão resultados e indicativos do manejo de soja em várzea, de conceitos de alta produtividade, integração lavoura-pecuária, rotação de culturas, o manejo de irrigação e defensivos.

A pesquisa sobre aspectos genéticos do arroz que colocou os pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em uma das mais importantes publicações científicas do mundo também recebe atenção especial nesta edição. Antecipamos o que você vai ver na Abertura da Colheita, preparado pelos principais centros de pesquisas e empresas privadas.

CONSUMO

Pesquisa descobriu o perfil do consumidor de arroz e feijão na região metropolitana de Cuiabá, no Mato Grosso, que agora soma-se à de Goiânia, em Goiás. Outros oito estados realizarão estudos neste sentido. Planeta Arroz traz as primeiras conclusões do estudo, avaliações preliminares que podem nortear as ações da cadeia produtiva conforme a demanda, o interesse e a interação e os hábitos alimentares dos consumidores.

Uma matéria especial aborda o perfil da Glúten Free, empresa paulista que tem foco na produção e processamento de farinha de arroz dentro de processos certificados que garantem a exportação para os Estados Unidos e Europa. A reportagem avalia as tendências e o perfil deste mercado e antecipa processos futuros que devem trazer ao mercado brasileiro produtos finais diferenciados para o público que busca critérios de saudabilidade e também consumidores com alergia a glúten.

Os fatores que influenciaram os preços ao consumidor ao longo de 2017/18 também são abordados. 

Além de todo o perfil safra, mercados, curiosidades, tecnologias que são notícias no Brasil e no mundo, Planeta Arroz 65 tem suas seções de humor, News, gente que é manchete no mundo arrozeiro, artigos de especialistas, colunas de opinião, e muito mais informações.

Para assinar e adquirir a revista, anunciar ou buscar informações, o contato pode ser feito pelo telefone 51 3722 9696, o e-mail planetaarroz@planetaarroz.com.br ou via www.planetaarroz.com.br . A próxima edição será lançada em maio, na Feira Nacional do Arroz (Fenarroz).

FIQUE DE OLHO

Vem aí o App da Planeta Arroz e o flip para ler a edição no site ou fazer download e compartilhar com seus amigos e manter todo mundo bem informado a respeito da cultura e dos fatos que fazem e traduzem o mundo do arroz. 

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter