Indonésia aumenta importações de arroz

País ainda pretende exportar 1,3 milhão de toneladas.

As importações de arroz da Indonésia devem subir mais 1,3 milhão de toneladas em 2017-18, enquanto o país tenta estabilizar os preços e recompor os estoques, de acordo com um relatório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.

O Departamento de Logística da Indonésia (BULOG) definiu sua meta de aquisições domésticas para 2017-18 em 2,7 milhões de toneladas de arroz beneficiado, mas apenas 650 mil toneladas foram adquiridas até março.

Confrontado com o aumento dos preços antes da colheita principal e estoques insuficientes da BULOG, em 11 de janeiro o Ministério do Comércio instruiu a importação de 500.000 toneladas de arroz.

Até o final de março, apenas 261.000 toneladas haviam chegado, e o governo ampliou o período para importar arroz até junho de 2018, segundo o relatório.

O USDA observou que o consumo de arroz per capita na Indonésia está diminuindo cerca de 1,6% ao ano. O declínio no consumo de arroz é parcialmente compensado pelo aumento do da demanda de alimentos à base de farinha de trigo.

"As condições macroeconômicas relativamente estáveis permitiram que os consumidores de renda média e média-alta diversificassem suas dietas para incluir mais alimentos no estilo ocidental, como pão e massa", disse o relatório. “Em vez de comer arroz em três refeições diárias, muitos indonésios mudaram para comer pão ou macarrão no café da manhã. Os consumidores geralmente têm um pacote de macarrão instantâneo durante uma refeição, o que equivale a cerca de 110 gramas de arroz”.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter