AfricaRice lança aplicativo móvel gratuito para o controle de ervas daninhas

 AfricaRice lança aplicativo móvel gratuito para o controle de ervas daninhas

WeedManager estimula a adoção de práticas de manejo de ervas daninhas

O WeedManager pode ser usado por agricultores, extensionistas, empresas privadas envolvidas no agronegócio, agências de desenvolvimento e outras partes interessadas.

O Africa Rice Center (AfricaRice) lançou uma nova e poderosa ferramenta de apoio à produção chamada ‘RiceAdvice-WeedManager’, para ajudar os produtores de arroz africanos a encontrar as estratégias de gestão de ervas daninhas mais eficazes e econômicas, que correspondam às suas condições agrícolas específicas e recursos disponíveis.

Potencialmente, todos os produtores de arroz da África Subsaariana (SSA) podem se beneficiar dessa ferramenta interativa, pois ela pode ser usada em ambientes de cultivo de arroz, de terras de sequeiro a planícies totalmente irrigadas, levando a melhorias significativas em eficiência, produtividade e renda.

As ervas daninhas são sérias restrições à produção na SSA em todos os ambientes de arroz. As pesquisas da AfricaRice indicam que os agricultores percebem a infestação de ervas daninhas como a restrição biótica predominante para a produção. As perdas anuais de rendimento infligidas por plantas daninhas no arroz são estimadas de forma conservadora em 2,2 milhões de toneladas por ano na região, resultando em perdas de pelo menos US $ 1,5 bilhão por ano.

Estima-se que o melhor controle de plantas nocivas, quando combinado com o bom manejo da fertilidade do solo, pode elevar a produtividade em 1 tonelada por hectare. O melhor manejo de invasoras é, portanto, vital para evitar perdas no rendimento do arroz e nos custos de produção.

Para isso, os rizicultores precisam de aconselhamento oportuno e confiável para tomar melhores decisões sobre as opções de controle de plantas daninhas mais apropriadas. Mas, no momento, eles têm acesso limitado a essas informações.

O aplicativo WeedManager foi desenvolvido em estreita associação com a Co-Capacity, da Holanda, com o apoio do Programa de Pesquisa do CGIAR sobre Sistemas Agroalimentares de Arroz (RICE). Baseia-se fortemente em resultados de pesquisas do AfricaRice e seus parceiros, que há muito tempo estão envolvidos no desenvolvimento de estratégias eficientes de manejo de ervas daninhas que são acessíveis e viáveis ​​para os produtores de arroz pobres em recursos na África Subsariana.

O mecanismo está sendo testado em campo com agricultores na Nigéria e na Tanzânia, com a ajuda da Iniciativa Competitiva de Arroz Africano (CARI), encomendada pelo Ministério Federal Alemão para Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ). "Estamos planejando organizar o treinamento no uso do aplicativo WeedManager, que é uma ferramenta interessante para o manejo de ervas daninhas", disse o Kazuki Saito, agrônomo da AfricaRice.

O sistema fornece uma série de recomendações adaptadas para o manejo de plantas daninhas – antes, durante e após a principal época de cultivo de arroz – com base nas informações inseridas para cada agricultor participante relacionadas às suas condições de campo, recursos disponíveis (recursos financeiros, humanos e naturais e equipamentos) e problemas de ervas prevalecentes. Cada agricultor decide quais das recomendações adotar e pode depois ser aconselhado e monitorizado pelos prestadores de serviços.

“O aplicativo WeedManager estimula a adoção de práticas de manejo de ervas daninhas direcionadas e integradas por pequenos produtores de arroz na SSA, ajudando a reduzir sua dependência da capina manual. Isso contribui para o aumento sustentável da produtividade, levando à segurança alimentar e à geração de renda ”, explica Jonne Rodenburg, ex-engenheiro agrônomo da AfricaRice, que liderou o desenvolvimento do aplicativo WeedManager. Rodenburg é atualmente professor/pesquisador agroecológico no Natural Resources Institute (NRI) da Universidade de Greenwich, Reino Unido. 

O WeedManager pode ser usado por agricultores, extensionistas, empresas privadas envolvidas no agronegócio de arroz, agências de desenvolvimento e outras partes interessadas na África, que queiram obter consultoria especializada em manejo de ervas daninhas para a produção de arroz. Ele também pode abrir oportunidades para jovens profissionais para atuarem como prestadores de serviços, fornecendo recomendações personalizadas geradas pelo aplicativo para pequenos produtores e auxiliando os agricultores durante a implementação das recomendações.

O App WeedManager pode ser baixado gratuitamente na Google Play Store em qualquer dispositivo Android (smartphone ou tablet). Está disponível em inglês e francês, e outras versões linguísticas estão planejadas. O WeedManager usa os mesmos dados de login que o aplicativo RiceAdvice lançado anteriormente pela AfricaRice.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter