Arroz modificado cultivado em campos salinos para atingir o mercado da China

Especialistas da Academia Chinesa de Ciências Agrícolas selecionaram 176 tipos de arroz para testes nacionais.

Pequim soou o alarme de segurança alimentar enquanto a industrialização varre as terras agrícolas do país, juntamente com a poluição e a erosão, que tornam o cenário ainda mais complicado.

A redução da terra arável da China forçou os agricultores a criar maneiras de cultivar arroz resistente ao solo árido, salino e alcalino, que é estimado em 100 milhões de hectares.

A emissora estatal China Central Television informou que especialistas da Academia Chinesa de Ciências Agrícolas selecionaram 176 tipos de arroz para testes nacionais. O objetivo é encontrar pelo menos um tipo de arroz que passe nos testes da academia, segundo Zhang Guodong, vice-diretor do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento do Arroz do Mar de Qingdao.

O objetivo é obter o melhor rendimento e o arroz de melhor qualidade que pode ser cultivado nas províncias do noroeste do país, incluindo as regiões áridas e semi-áridas da região autônoma de Xinjiang Uyghur, no noroeste da China, e o delta do rio Amarelo. Estas são áreas que respondem sobre arroz cultivado e enviado de outro lugar.

"O arroz será promovido e plantado em todo o país no próximo ano se os testes forem bem-sucedidos", disse Li Xinqi, pesquisador do Centro Nacional de P & D de Arroz Híbrido da China, ao Global Times.

Os consumidores chineses estão cautelosos sobre a qualidade e os perigos do arroz cultivado em campos poluídos e dicas sobre como identificar o que é conhecido como "arroz salino" têm circulado nas redes sociais após rumores de que o arroz está sendo vendido há muito tempo.

Li disse ao Global Times, em uma tentativa de dissipar o ceticismo, que o arroz pode conter elementos diferentes, mas seu sabor e valor nutricional seriam apenas ligeiramente diferentes do arroz comum.

Este arroz foi desenvolvido por Yuan Longping, o "pai do arroz híbrido" da China, que ajudou a estabelecer o centro de Qingdao em outubro de 2016.

Outro relatório publicado no Diário da Agricultura observou que "arroz salino" seria usado apenas para alimentar gado e não geneticamente modificados, para que os consumidores não se preocupem muito com os riscos potenciais para a saúde.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter