Colheita gaúcha chega a 82,5%

Produtividade se mantém acima da expectativa, em 7,9 mil quilos por hectare.

A colheita gaúcha de arroz alcançou 883,6 mil hectares até a última quinta-feira, segundo informações do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) o que corresponde a 82,5% do total semeado. A surpresa está na alta produtividade mantida até o momento, apesar de todas as dificuldades climáticas enfrentadas por pelo menos 50% da cultura.

Até o momento, cada hectare cultivado teve média de 7.946 quilos colhidos, bem acima da expectativa que vinha sendo mantida. Com praticamente 70% da área colhida, a produtividade se mantinha acima de 8 mil quilos.

No total, o Rio Grande do Sul já colheu 7,021 milhões de toneladas.

Ainda que sejam colhidas as lavouras mais atrasadas e com mais problemas nesta etapa final, a projeção é de que a safra possa se aproximar de 8 milhões de toneladas (falta colher 187 mil hectares), que com média de 6 mil quilos por hectare ainda produziriam 1,1 milhão de toneladas.

A Fronteira Oeste já colheu 91,7% da área de 316,8 mil hectares, segundo o Irga. Até o momento a produtividade é de 8.268 quilos e a produção total supera 2,4 milhões de toneladas. A Planície Costeira Externa vem em seguida com 86,2% da superfície tendo passado por operações de colheita, marcando rendimento médio de 7.052 quilos por hectare.

Confirmando o atraso no plantio, a Região Central é a retardatária da operação total no RS, tendo colhido apenas 72% das lavouras, mas com média de 7.957 mil quilos por hectare. A expectativa é de que os quase 30% restantes apresentem uma baixa considerável nas produtividades médias. O relatório de colheita do Irga pode ser baixado em nossa área de downloads ou no site do instituto.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter