EUA vão à OMC contra incentivos ao arroz

O representante de Comércio dos EUA, Robert Lighthizer, disse que os parceiros comerciais devem cumprir seus compromissos com a OMC.

O representante de Comércio dos EUA, Robert Lighthizer, e o Secretário de Agricultura, Sonny Perdue, apresentaram a primeira notificação do Comitê sobre Agricultura da Organização Mundial do Comércio (OMC) sobre medidas adotadas por outro país. A notificação foi submetida ao apoio de preços de mercado da Índia para trigo e arroz e apresentada em 4 de maio de 2018.

Os Estados Unidos esperam que os nossos parceiros comerciais cumpram os requisitos comerciais que eles concordaram ao aderir à OMC", disse Lighthizer. “Relatórios precisos e maior transparência desses programas é um passo importante para garantir que nossos parceiros comerciais estejam cumprindo seus compromissos com a OMC e ajudem a alcançar mais resultados baseados no mercado por meio do sistema multilateral de comércio.”

"A Índia representa um mercado massivo e queremos um maior acesso aos produtos dos EUA, mas a Índia deve ser transparente sobre suas práticas", disse o secretário de Agricultura, Perdue. “Para que o comércio seja livre e justo, todas as partes devem cumprir seus compromissos com a OMC”.

Com base em cálculos dos EUA, parece que a Índia subnotificou substancialmente seu suporte ao preço de mercado para trigo e arroz. Quando calculado de acordo com a metodologia do Acordo sobre Agricultura da OMC, o apoio dos preços de mercado da Índia para o trigo e o arroz excedia em muito os níveis permitidos de apoio interno, o que distorcia o comércio. Os Estados Unidos esperam uma discussão robusta sobre como a Índia implementa e notifica suas políticas na próxima reunião do COA, que está prevista para junho de 2018.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter