Arroz de Cachoeira bate recorde

 Arroz de Cachoeira bate recorde

Hamann com Planeta Arroz no 11º Seminário do Arroz Irrigado

Segundo levantamento do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), a média em Cachoeira do Sul foi de 7.752 quilos por hectare.

Cachoeira do Sul bateu recorde de produtividade de arroz na safra 2017/2018, atingindo uma média, segundo levantamento do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), de 7.752 quilos por hectare. A estimativa é feita diretamente com arrozeiros e mostra que a produtividade da última safra do cereal no município foi quase 6% maior do que o recorde anterior, de 7.326 quilos por hectare, registrado na colheita de 2012. Os dados foram apresentados e debatidos ontem, no 11º Seminário do Arroz Irrigado, evento organizado pelo Irga e que reuniu em torno de 100 arrozeiros no auditório da Fenarroz.
 
O coordenador regional do Irga, o agrônomo Pedro Trevisan Hamann, está contente com o resultado, mas destaca que a performance não significa lucro para os arrozeiros. “O custo da lavoura está cada vez mais alto, enquanto o produto segue em desvalorização”, justifica. A produtividade recorde, conforme Hamann, foi devido a uma combinação de fatores, especialmente clima favorável, manejo adequado, uso de sementes de qualidade e investimentos em adubação.
 
Entre as 133 cidades gaúchas produtoras de arroz, Cachoeira foi a 55ª no ranking de produtividade na safra 2017/2018. A cidade campeã foi Esteio, com 10 mil quilos por hectare, seguida de Uruguaiana, com 9.634. Já a média do Rio Grande do Sul ficou em 7.936 quilos por hectare, 184 quilos por hectare a mais do que o registrado em Cachoeira. A cidade colheu, segundo o levantamento do Irga, 222.637 toneladas de arroz em seus 28.720 hectares de lavouras arrozeiras.
 
 
DÓLAR ALTO
O coordenador regional do Irga ressalta a preocupação dos rizicultores com a previsão de aumento do custo da próxima safra em decorrência da alta do dólar. A expectativa dos produtores é de que o preço dos insumos importados, que têm o preço calculado em dólares, sejam reajustados em até 30%.
 
 
ATENÇÃO
Os participantes do evento receberam ontem, em primeira mão, a nova edição da Planeta Arroz, revista de circulação nacional exclusiva sobre a cadeia arrozeira e que é editada pelo Grupo Vieira da Cunha (GVC), o mesmo do Jornal do Povo. A edição traz como destaque uma reportagem sobre os desafios do manejo de entressafra e da expansão do plantio direto na lavoura de arroz irrigado.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter