Camboja pede aos agricultores que plantem arroz aromático
Um prato com arroz aromático Sen Kro Ob para a exposição em uma feira de comércio
As novas plantas foram selecionadas e serão disponibilizadas aos agricultores até o final de 201.
Com a demanda nos mercados estrangeiros em ascensão e seu preço aumentando, o governo do Camboja está incentivando os agricultores a substituírem o arroz tradicional e plantarem uma variedade de arroz aromático conhecido como "Sen Kro Ob", que foi nomeado o melhor arroz do Reino no ano passado.
Kao Thach, CEO do Banco de Desenvolvimento Rural, disse que a demanda por Sen Kro Ob experimentou um aumento recente, mas que sua oferta ainda é limitada.
"Os agricultores e as comunidades agrícolas devem considerar o cultivo da Sen Kro Ob, que agora tem um preço alto e desfruta de um mercado estável", disse Thach, acrescentando que cerca de 5,8 milhões de réis (US$ 1.400) poderiam ser gerados a partir de um único hectare de terra plantada com Sen Kro Ob.
Explicou que esta variedade tem mercado estável no país e no exterior. Segundo ele, um grande número de exportadores busca esse aromático para processá-lo e vendê-lo no mercado internacional.
Song Saran, CEO da Amru Rice, um dos principais exportadores de arroz do Camboja, também acredita que mudar para a Sen Kro Ob faz sentido econômico para os agricultores.
A demanda por Sen Kro Ob aumentou recentemente, particularmente na China e na Europa. Saran enfatizou que na China os consumidores estão mudando seus hábitos alimentares e agora preferem o grão com aroma ao invés do arroz branco, o alimento básico tradicional do país. "Assim, a demanda é alta e exige que tenhamos um suprimento sustentável", disse.
"Particularmente quando comparado ao arroz branco, podemos ver que a Sen Kro Ob tem um mercado melhor e preço mais alto".
O grão aromático agora é vendido por 1.400 riels (US$ 0.35) por quilo. Em 2016, essa variedade de arroz alcançou apenas 800 a 900 réis por quilo.
Yon Sovann, diretor da Bayon Cereal, outro grande exportador do Camboja, considera que os níveis atuais de produção da Sen Kro Ob sãoinsuficientes para atender à enorme demanda pela commodity no exterior.
Em parte, a popularidade do arroz vem do fato de que no ano passado foi nomeado o melhor arroz do Camboja em uma competição nacional.
“Austrália e Cingapura também o reconhecem como o melhor. É uma excelente mudança e uma oportunidade de mercado e renda. É hora de os agricultores aproveitarem a oportunidade e começarem a ganhar dinheiro com ela”.
Em novembro do ano passado, o Ministério da Agricultura do Camboja revelou uma nova cultivar de Sen Kro Ob que planeja distribuir entre os agricultores em todo o país para torná-la a nova variedade “oficial”.
As novas plantas foram selecionadas e serão disponibilizadas aos agricultores até o final de 2018, disse Ouk Makara, diretor do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Agrícola do Camboja (CARDI), a agência do governo que produziu as sementes.
Makara anunciou que o CARDI, o Programa de Cadeia de Valor Agrícola do Camboja (CAVAC) e a Federação de Arroz do Camboja (CRF) estavam trabalhando com 30 comunidades agrícolas em todo o país para testar as novas mudas em um programa piloto para avaliar a qualidade e o rendimento de grãos. das novas sementes e pesá-las contra outras plantas populares de arroz utilizadas pelos agricultores cambojanos.
“Até o final de 2018, coletaremos os resultados dos agricultores. Se o feedback for positivo, vamos estabelecê-lo como a nova cultivar oficial de arroz e distribuí-la para todos os agricultores em todo o país ”, disse Makara.
As exportações de arroz beneficiado do Camboja caíram 3,4% durante os primeiros três meses do ano em comparação com o mesmo período de 2017. A China continua a ser o principal comprador, seguida pela França, Malásia, Gabão, Polônia, Holanda e Grã-Bretanha


