Exportações de arroz tailandês a caminho da marca de 10 milhões de toneladas

 Exportações de arroz tailandês a caminho da marca de 10 milhões de toneladas

Lertviroj Kowattana, secretário permanente do Ministério da Agricultura e Cooperativas da Tailândia, vestido com trajes tradicionais, joga grãos de arroz durante cerimônia

À medida que os países pagam mais pelo grão, a Tailândia colhe uma cascata de benefícios.

A Tailândia revisou para cima sua meta de exportação de arroz de 2018 para 10 milhões de toneladas, ante previsão anterior de 9,5 milhões de toneladas, depois que as exportações do grão para os primeiros quatro meses deste ano tiveram desempenho melhor que o esperado, segundo a Associação de Exportadores de Arroz Thai. 

De janeiro a abril, a Tailândia exportou 3,31 milhões de toneladas de arroz, um aumento de 38% em relação ao ano anterior e superou outros grandes exportadores de arroz, como a Índia, que embarcou 3,21 milhões de toneladas; Vietnã, 1,61 milhão de toneladas; e o Paquistão, 1,28 milhão de toneladas.

"Durante o primeiro trimestre deste ano, as exportações tailandesas de arroz aumentaram mais do que o esperado, com o aumento da demanda em vários países importadores", disse Charoen Laothamatas, presidente da Associação de Exportadores de Arroz da Tailândia. "E esperamos que a demanda apóie as exportações tailandesas para todo o ano."

A revisão para cima da associação corresponde à mais recente previsão do Ministério do Comércio de 10 milhões de toneladas de exportações de arroz para 2018.

Na Tailândia, que tem uma população de 68,9 milhões, o arroz é considerado uma "mercadoria política". Mais de 13 milhões de tailandeses são agricultores de arroz e a maioria deles é pobre. À medida que a perspectiva do arroz se anima, a popularidade do governo entre os pobres cresce. De qualquer forma, os produtores de arroz tailandeses geralmente votam em políticos que apoiam produtores de commodities.

A Tailândia tem mais de 13 milhões de produtores de arroz, com uma população de 68,9 milhões. A maioria desses produtores é pobre, mas alguns agora estão se beneficiando da crescente demanda global por sua safra. © Reuters

Os preços crescentes do arroz têm outro efeito: o custo dos arrozais também aumenta. Isso poderia eventualmente levar à redução dos subsídios governamentais ao arroz. Enquanto isso, poderia ajudar os agricultores que têm que vender suas terras aos moleiros para quitar suas dívidas.

Mais um benefício: Prasit Boonchoey, presidente da Thai Farmers Association, disse que os preços domésticos do arroz aumentaram cerca de 10% até agora este ano, o que deve impedir os agricultores de realizarem protestos, como fizeram esporadicamente no passado quando exigiram apoio governamental. medidas.

Todos os anos, o governo reserva bilhões de baht (US$ 1,00 = Bt$ 33,25) para comprar cerca de 20% dos 25 milhões de toneladas de arroz da Tailândia. Isso evita que os preços caiam drasticamente durante a safra.

As perspectivas de exportação mais favoráveis ​​deste ano tornam improvável que o governo tenha que passar por um esquema de apoio ao preço. A forte demanda fez os exportadores se comprometerem com as vendas de arroz antecipadamente, então os suprimentos já estão sendo absorvidos antes da colheita de outubro a dezembro.

Ainda assim, espera-se que o governo ofereça empréstimos a agricultores para ajudá-los a construir silos, o que lhes permitirá armazenar seus grãos e vendê-los quando os preços aumentarem.

"Isso daria apoio de longo prazo aos agricultores", disse Charoen.

Tanto o ministro do comércio quanto os exportadores atribuem o aumento das exportações à forte demanda, particularmente no sudeste da Ásia e na África.

A Autoridade Nacional de Alimentos das Filipinas comprou recentemente 250.000 toneladas de arroz e 120.000 toneladas de exportadores tailandeses. Além disso, os exportadores tailandeses privados conseguiram vender 200.000 toneladas de arroz à Indonésia. As Filipinas e a Indonésia solicitaram remessas imediatas.

"Há mais pedidos de outros países asiáticos e africanos que devem ajudar a impulsionar as exportações anuais de arroz da Tailândia para a meta de 10 milhões de toneladas neste ano", disse Charoen.

O preço do arroz branco de grau premium tailandês – uma variedade perfumada de grãos longos chamada hom Mali, ou jasmim – atingiu um recorde no início desta semana em US $ 1.200 por tonelada, ante US $ 823 no ano passado, quando os preços começaram a subir.

O aumento do preço do jasmim é em grande parte devido à oferta limitada; a produção caiu este ano pela primeira vez desde uma década atrás, quando o país se voltou para a plantação para ajudar a elevar o valor de suas exportações agrícolas.

A Tailândia normalmente produz entre 20 e 21 milhões de toneladas anuais de arroz beneficiado. Destes, cerca de 3 milhões a 4 milhões de toneladas são arroz de qualidade superior, que só cresce bem em certos planaltos nas províncias do nordeste.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter