Sementes de arroz híbrido para aumentar significativamente o rendimento e as exportações

Paquistão vai produzir Basmati de alto rendimento.

A comercialização da semente híbrida Basmati, prevista para 2019-2020, vai aumentar a renda agrícola e as exportações, disse Shahzad Ali Malik, diretor executivo da Guarda Agrícola de Pesquisa e Serviços (Guard Agri).

Falando a um grupo de jornalistas, Malik disse que com o desenvolvimento de variedades de sementes de arroz de alto rendimento, o Paquistão finalmente terminaria o impasse na produção de arroz Basmati. O desenvolvimento de uma semente Basmati híbrida ideal foi um processo complicado.

“Não é um trabalho simples. Temos trabalhado no desenvolvimento da linhagem Basmati com a ajuda da hibridização nos últimos anos. Depois de passar por uma tarefa tediosa, com a ajuda de especialistas chineses, nossos cientistas chegaram ao estágio avançado de realizar seu teste ”, disse ele.

Malik, que foi pioneiro no lançamento de variedades de grãos híbridos de arroz de alta produtividade no país, disse que os produtores de variedades finas de arroz também poderão ganhar uma renda significativamente maior em breve com o cultivo do arroz Basmati híbrido.

O desenvolvimento e o lançamento de sementes de arroz híbrido de variedades grosseiras ajudaram muitos agricultores em Sindh e Balochistan a dobrar o rendimento por hectare em comparação com variedades anteriores, reduzir o custo de produção e aumentar significativamente a renda. No nível nacional, o salto quântico na produção de arroz resultou em excedentes de exportação, levando a um aumento tremendo nos lucros de exportação.

O consumo local de arroz premium também tem aumentado com o passar do tempo. No entanto, isso requer um salto na produção de arroz Basmati, que tem sido a principal escolha dos agricultores que vivem no norte e no centro de Punjab por séculos.

Tendo em vista a tendência de consumo nos mercados local e externo, Malik disse que a intensificação do arroz Basmati assume importância primordial. Assim, a participação do comércio Basmati na exportação global de arroz precisa ser aumentada nos próximos anos para estimular o crescimento em um padrão sustentado.

Com o lançamento das cepas híbridas Basmati, ele disse que a vantagem competitiva dos exportadores paquistaneses de Basmati seria reforçada por um maior excedente exportável, o que poderia levar a adicionar mais um bilhão de dólares em exportações de arroz nos próximos anos.

O Paquistão viu um aumento nas exportações de arroz no ano passado, mas ainda precisa ser melhorado, dada a imensa base agrária do país e o potencial de desenvolvimento científico em pesquisa. Com a assistência chinesa, novas variedades de sementes híbridas de arroz já resultaram em aumento de produtividade e exportação. É uma situação ganha-ganha para todas as partes interessadas, desempenhando finalmente um papel na construção da economia nacional, disse o CEO da Guard Agri.

Com o acréscimo das novas variedades híbridas de arroz Basmati, os agricultores em Punjab poderiam aumentar o número de produção. As quantidades adicionadas definitivamente aumentariam as exportações para os mercados tradicionais, disse Malik.

Voltando à semente híbrida Basmati, Malik disse que, tipicamente, são necessários de sete a oito anos para desenvolver uma nova variedade de sementes. "Estamos enfrentando alguns desafios no desenvolvimento de Basmati híbrido, que estão sendo abordados com back-crossing por criadores este ano."

O CEO disse: "Estamos esperançosos de aumentar o rendimento do arroz Basmati híbrido para 70 a 80 maunds por acre, o que é quase o dobro do rendimento médio atual. ”A nova variedade híbrida Basmati seria um grão extra longo, especialmente após cozimento e não-aderência.

“Esperamos manter um pouco de aroma nas sementes híbridas Basmati, embora, agora, não seja uma das principais características das novas variedades que estão sendo desenvolvidas em outros países. O híbrido Basmati disponível nos mercados mundiais hoje em dia não tem muito aroma, então não é mais uma característica primária do arroz Basmati ”, observou ele.

Pode-se notar que depois de atingir dois bilhões de dólares em exportação de arroz há alguns anos, uma queda foi vista por um par de anos. No entanto, durante o último ano, a exportação de arroz do Paquistão aumentou.

O país registrou cerca de US $ 2 bilhões em exportações de arroz no ano fiscal de saída. As exportações de arroz chegaram a US $ 2 bilhões pela primeira vez no ano fiscal de 2015.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter