Sul do Vietnã atinge meta de colheita de arroz

 Sul do Vietnã atinge meta de colheita de arroz

Agricultores colhem o arroz de verão de outono de 2018 no distrito de Hòn Đất, na província de Kiên Giang

Este ano, a taxa de sementes de arroz certificadas representa 78% do total semeado.

A região sul do Vietnã estima que produzirá mais de 26 milhões de toneladas de arroz em casca este ano, um aumento de 1,1 milhão de toneladas em relação ao ano passado, atingindo sua meta. A região, o celeiro de arroz do país asiático, plantou mais de 4,4 milhões de hectares, uma queda de 63,5 mil ha em relação ao ano passado, de acordo com o Departamento de Cultivo de Plantas do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural (MARD).

No entanto, o rendimento foi de 5,95 toneladas por hectare, um aumento de 338 quilos em relação ao ano passado.

Os agricultores também mudaram muitas áreas de arroz para cultivos de valor mais alto, como vegetais e frutas, de acordo com representantes das 17 províncias da região e de duas grandes cidades (Cần Thơ e Ho Chi Minh City).

Falando em um seminário realizado na província de Kiên Giang, no Delta do Mekong, na semana passada, Nguyễn Chí Thiện, vice-diretor do Departamento de Agricultura e Desenvolvimento Rural da Província Longa, disse que a província está reduzindo o número de arrozais e transferindo para outras culturas. .

Este ano, cerca de 7.000ha de áreas de arroz foram deslocadas para o cultivo de árvores frutíferas em Long An.

A província desenvolveu 94 grandes arrozais com um total de 16.538 hectares este ano, atendendo a 33% de sua meta, segundo o Departamento de Agricultura e Desenvolvimento Rural.

A região vem desenvolvendo grandes campos de arroz para garantir pontos de venda e maiores lucros para os agricultores, mas a taxa permanece baixa, de acordo com o Departamento de Cultivo de Plantas da MARD.

O departamento em cooperação com o departamento de proteção de plantas da MARD melhorou os padrões de higiene e segurança alimentar para exportação.

Este ano, a taxa de sementes de arroz certificadas representa 78% do total semeado. A região também usou arroz de variedades mais especializadas e de alta qualidade, e a maior parte agora está sendo plantada e colhida com maquinário.

Lê Quốc Doanh, vice-ministra do MARD, disse que a produção da região sul de produtos-chave como arroz, peixe e frutas obteve bons resultados. Na safra de inverno de primavera de 2018-19, a região sul cultivará 1,65 milhão de hectares de arroz, incluindo 1,57 milhão de hectares no delta do Mekong.

Os departamentos da MARD orientarão as localidades sobre os cronogramas de plantio, o controle de doenças e as demandas do mercado. (Com VNS)

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter