Bayer oferece 20% de aumento de rendimento para produtores de arroz

A BAYER pretende aumentar em 20% o rendimento de arroz em fazendas pequenas no Nordeste, com o que a multinacional alemã chama de solução agrícola integrada..

A multinacional alemã Bayer, pretende aumentar rendimentos do arroz na região que concentra o maior número de produtores, mas a menor produtividade média da Tailândia. 

"Esperamos um aumento de pelo menos 20% no rendimento da lavoura de arroz a partir de nossa solução integrada, que incorpora treinamento agrícola, treinamento financeiro, soluções químicas e inovações tecnológicas”, afirma Connie Kang, gerente global de pequenos produtores para o sudeste asiático da divisão de ciência das culturas da Bayer Thai Co., Ltd.

A região Nordeste possui cerca de 2,4 milhões de pequenos agricultores, representando até 65% dos pequenos agricultores do país, e cobrindo 2 milhões de hectares. A produção média de arroz na Tailândia é de 2,8 toneladas por hectare, mas o Nordeste produz uma média de apenas 2,2 toneladas.

“Não queremos apenas fornecer uma ou duas soluções químicas para os agricultores sem oferecer treinamento adicional sobre como gerenciar eficientemente suas fazendas e como melhor aplicar essas soluções químicas”, explica ela.

Um desafio único para o cultivo de arroz tailandês é a dificuldade de aplicar soluções químicas à planta khao hom mali. Durante a fase de floração, as culturas de arroz na região enfrentam muitas vezes um problema de doença, o que afeta diretamente o rendimento. Os agricultores tailandeses, em seguida, têm dificuldade em pulverizar soluções químicas para as plantas de arroz mais altas, a fim de lidar com esta doença. Para ajudar os agricultores a combater o problema, a Bayer Thai introduziu aplicações de drones a pequenos agricultores no Nordeste. Os drones voam sobre as plantações de arroz e aplicam os produtos químicos à colheita.

Outro desafio enfrentado pelos pequenos agricultores na Tailândia é o problema do “arroz daninho”.

Isso ressurgiu como a espécie dominante de ervas daninhas, apresentando uma grande ameaça à produção de arroz na região da Asean nos últimos 10 anos. O arroz Weedy afeta diretamente o rendimento dos agricultores e representa uma ameaça emergente para a renda de pequenos arrozeiros na Tailândia.

“Nossa equipe descobriu que, nos últimos anos, a questão do arroz de ervas daninhas começou a ressurgir na Tailândia. É uma espécie de erva daninha extremamente competitiva e de difícil controle que ameaça o rendimento de pequenos agricultores”, afirma Kang.

A solução integrada que a Bayer fornece aos agricultores é voltada para o enfrentamento do arroz. A Bayer montou lotes de demonstração em Ubon Ratchathani e Sisaket, interagindo com 1500 pequenos agricultores.Essas parcelas visam mostrar aos agricultores que eles podem aumentar seu rendimento seguindo as boas práticas agrícolas.

Isso inclui demonstrar como aplicar controladores de ervas daninhas e fornecer conhecimento sobre o manejo de pragas.

“Em 2017, montamos 50 parcelas de demonstração na região e observamos um aumento de 17% no rendimento em parcelas de demonstração em comparação com fazendas regulares, bem como um aumento no lucro líquido de 18%”, assegura Kang.

Este ano, a Bayer Thai aumentou o número de demonstrações na região nordeste para até 200, visando um aumento na produtividade de pelo menos 20%.

Outro desafio que os pequenos agricultores enfrentam é o gerenciamento de suas terras e suas finanças. Isso os torna mais propensos aos impactos de eventos de mudança climática, como a seca. "A Bayer reconhece que esse é um problema-chave e vem fornecendo um programa de treinamento chamado “Agricultura como um negócio”, que fornece orientação financeira e gerencial aos agricultores, encorajando-os a adotar uma mentalidade empreendedora e considerando suas fazendas como um tipo de negócio", argumenta Kang.

 "Nossa solução integrada permitirá que pequenos agricultores forneçam arroz de alta qualidade para que possam vender seu arroz a preços premium", finaliza ela.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter