Índia dará subsídio de 5% para exportação de arroz não basmati
Mecanismo vai valer até 25 de março de 2019.
A Índia, maior país exportador de arroz do mundo, dará incentivos para embarques de arroz não-basmati para ajudar a impulsionar as vendas ao exterior, segundo anúnciou o governo.
Um subsídio de 5% será aplicado para as exportações de arroz não basmati nos quatro meses restantes até 25 de março de 2019, segundo nota oficial do Ministério do Comércio de 22 de novembro.
O subsídio ajudará a acelerar as exportações nos próximos meses, disse Nitin Gupta, vice-presidente de negócios de arroz da Olam India.
As exportações de arroz não-basmati da Índia enfraqueceram este ano, apesar de uma rupia mais fraca que torna o grão mais barato para os detentores de outras moedas.
As exportações de arroz da Índia caíram 9,6% para 5,8 milhões de toneladas nos primeiros seis meses do ano fiscal que começou em abril, segundo dados oficiais do governo, já que o Bangladesh, um dos principais compradores, cortou compras devido a uma colheita abundante.
A decisão de dar apoio financeiro às exportações de arroz não-basmati também ajudaria a manter os preços locais estáveis, especialmente quando os suprimentos para a nova estação tendem a reduzir as cotações, disse Krishna Rao, presidente da Associação dos Exportadores de Arroz.
O fornecimento de arroz da nova estação já começou a chegar ao mercado local.


