Amostras de arroz da Índia não cozinham em teste de licitação no Egito

Teste de cozimento das amostras elimina o maior exportador mundial da concorrência.

Todas as amostras de arroz indianas oferecidas na primeira licitação internacional de compra de arroz do Egito para 2018 falharam no teste de cozimento exigido para aprovação de compras, disseram quinta-feira três fontes comerciais com conhecimento direto do assunto.

Todas as amostras de arroz chinesas foram aceitas, enquanto uma amostra de arroz vietnamita foi aceita e a outra rejeitada, disseram eles.

Estima-se que o Egito, anteriormente exportador de arroz, precise de cerca de 500.000 toneladas de arroz de outros países nesta temporada, uma vez que reduz a produção local para economizar água. O país comprou arroz indiano no passado, mas com esse desempenho é improvável que volte a adquirir o produto nesta rodada de negócios.

"A Índia exportou para o Egito nos últimos anos, então este é um resultado inesperdado. Não sabemos exatamente como esses testes de cozimento foram conduzidos ", disse um participante da licitação. 

"O resultado significa que o Egito será altamente dependente da China, pelo menos para este concurso", disse acrescentou.

As amostras foram testadas por um centro de pesquisa ligado ao Ministério da Agricultura.

O comprador de grãos do estado do Egito, a Autoridade Geral de Commodities de Abastecimento (GASC), ligada ao Ministério de Fornecimento, está lidando com a proposta de compra.

Os funcionários da GASC e do Ministério da Agricultura não estavam imediatamente disponíveis para comentar e a autoridade local ainda não anunciou os resultados de seu concurso.

Um total de 11 fornecedores submeteram amostras e apresentaram ofertas ao GASC, e enviaram o material para testes, disseram traders.

As compras egípcias neste tender são para arroz branco de grão curto ou médio de qualquer orígem. Cada concorrente enviou dois quilos de arroz em amostras do grão exportável ipara testes no Egito.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter