Tal pai, tal filho
Laerte Terres segue os passos do pai, Arlei Terres, no melhoramento genético de arroz.
Na equipe de pesquisa que atuou no desenvolvimento da cultivar SCS 124 Sardo, da Epagri, de Santa Catarina, um gaúcho se destaca em outro sentido da genética. Laerte Reis Terres, de 33 anos, é filho do melhorista aposentado da Embrapa Clima Temperado, Arlei Terres, responsável pelo desenvolvimento de ao menos 13 cultivares de arroz lançadas pela instituição para a lavoura arrozeira nacional.
Formado em Agronomia pela Faculdade Eliseu Maciel (Faem/UFPel), com doutorado em Melhoramento Genético, Laerte Terres é servidor da Epagri desde 2013 e esta é a segunda variedade da qual participa do melhoramento. A primeira foi a SCS 123 Pérola, com grão para risoto. "A diferença é que esta é de grão branco", diz. Residindo atualmente em Balneário Camboriú, o engenheiro agrônomo atua na Estação Experimental de Itajaí e é o responsável técnico pela produção de sementes Epagri.
O pai, Arlei, foi prestigiar o filho e o lançamento da nova cultivar da Epagri, em Jacinto Machado, durante a Abertura Oficial da Colheita do Arroz de Santa Catarina.