Ventos a favor

 Ventos a favor

 No ano comercial 2018/19 – que começou em 1º de março de 2018 e vai até 28 de fevereiro de 2019 – os embarques internacionais totalizam 928.820 toneladas, enquanto as compras alcançam 482.087 toneladas. O saldo da balança comercial alcança 446.733 toneladas, o que assegura ao Brasil condição de exportador líquido, mantida a tendência. A Conab espera que, neste período, o Brasil alcance 150 mil toneladas de saldo positivo na balança comercial do grão, já prevendo fortes importações do Mercosul até fevereiro.

Em outubro e novembro, mesmo com a retração nas cotações do dólar, espera-se bom resultado nas remessas. Em especial porque a Venezuela tem 60 mil toneladas adquiridas e não embarcadas e porque os exportadores conseguiram “travar” o dólar em contratos fechados em agosto e setembro em patamares rentáveis.

FIQUE DE OLHO
Outro fator que ajudou o Brasil no escoamento do grão foi os mecanismos de comercialização do Ministério da Agricultura, no início do ano. A Conab ofertou leilões de prêmios para 369 mil toneladas de arroz em leilões de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (Pepro), nos quais foram negociadas 109,3 mil toneladas. No caso do Prêmio de Escoamento de Produto (PEP), foram ofertadas 543 mil toneladas, com 390,7 mil negociadas. Os mecanismos ajudaram a balizar o mercado de exportação e valorizar o grão na Zona Sul, no entorno do porto e os dois maiores polos industriais do arroz da América Latina.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter