A sua proteção
Parceria RiceTec e Adama
lança tecnologia fullpage
para o arroz brasileiro.
Depois de formalizar uma parceria que movimentou o mercado de tecnologias para a agricultura em 2017, a RiceTec, referência internacional no desenvolvimento de sementes de arroz híbrido, e a Adama Agricultural Solutions, uma das principais empresas em soluções agrícolas para a proteção de cultivos, preparam o lançamento da FullPage Rice Cropping Solution. A tecnologia Fullpage, que deve chegar ao mercado nacional na próxima safra, representa uma nova geração de sementes com melhor tolerância a herbicidas do grupo químico das imidazolinonas (IMI) para semente de arroz.
Conforme o engenheiro agrônomo e diretor de marketing da RiceTec Inc, Leandro Pasqualli, “os híbridos FullPage mostram uma melhora acentuada na tolerância aos herbicidas IMI. Isso elevou a resposta da cultura durante condições estressantes de crescimento, garantindo a expressão de seu potencial genético”. Pasqualli acrescenta que esta característica confere ao produtor o benefício de uma maior flexibilização da aplicação dos herbicidas bem como do início da irrigação da lavoura.
Os primeiros produtos da RiceTec que estarão na América do Sul com essa tecnologia serão os híbridos XP113 e o Inov.
Com a tecnologia FullPage, as empresas pretendem oferecer um sistema completo de gerenciamento de ervas daninhas apoiado por uma equipe de representantes de serviços técnicos para auxiliar os agricultores. “Nossos representantes estão disponíveis para dar suporte aos produtores no sentido de se ajustarem à nova solução de cultivo e aconselhar sobre as melhores práticas para o uso do sistema em cada lavoura”, assegura Pasqualli.
MAX-ACE
As duas empresas, que desde 2017 firmaram acordo de colaboração para soluções de controle de plantas daninhas, prometem mais novidades para o mercado arrozeiro com o lançamento de outra tecnologia, desta vez com o foco na sustentabilidade econômica da lavoura. A tecnologia, chamada de Max-Ace, pretende atender às necessidades do produtor desde o controle de plantas daninhas até o resultado na produtividade. Diferentemente da FullPage, em que as cultivares são resistentes ao herbicida com base em um inibidor de ALS, neste caso a resistência é conferida por um inibidor de ACCase.
CEO da RiceTec, Mike Gumina destaca que: “À medida que a RiceTec mantém seu compromisso de revolucionar a produção de arroz, vemos essa colaboração como um grande avanço no apoio aos nossos produtores. Ambas as marcas globais – RiceTec e Adama – trabalharão para fornecer um sistema de gerenciamento de ervas daninhas capaz de causar um forte impacto positivo”. O Max-Ace também confere resistência a herbicidas às cultivares, mas por meio de outro mecanismo.