Planeta Arroz nº 69: em busca da renda perdida e de tecnologias

 Planeta Arroz nº 69: em busca da renda perdida e de tecnologias

Planeta Arroz traduz o momento da lavoura

Edição de fevereiro já circula entre assinantes e anunciantes nas versões impressa e eletrônica e terá distribuição massiva na Abertura da Colheita
.

Em busca da renda perdida está a lavoura de arroz do Rio Grande do Sul, e também esta é a manchete de capa da edição de nº 69 da revista Planeta Arroz, única com circulação trimestral em todo o Brasil e com publicações ininterruptas há 19 anos. A publicação impressa, com 52 páginas, traduz nesta edição os anseios e a expectativa do setor produtivo arrozeiro gaúcho para medidas governamentais capazes de reduzir o impacto da falta de renda na lavoura. Também são destacadas as demandas setoriais e os obstáculos para que medidas estruturantes sejam adotadas, em definitivo, para equilibrar os custos e gerar preços capazes de gerar o lucro que toda a atividade empresarial demanda.

Toda a programação da Abertura da Colheita, em Capão do Leão, de 20 a 22 de fevereiro, na semana que vem, é esmiuçada e antecipada no que diz respeito às tecnologias propostas pela Embrapa e o Irga, como as variedades novas lançadas pelos institutos. Ao mesmo tempo, a Abertura Oficial da Colheita do Arroz em Santa Catarina, em sua primeira edição, ganha destaque especial. O evento em Jacinto Machado reuniu cerca de 3 mil produtores. A edição antecipa as pesquisas que a Embrapa apresentará nas áreas de soja como alternativa em terras de arroz, e também da integração entre lavoura e pecuária, o lançamento das variedades Irga 431 CL, BRS Pampa CL e a nova variedade da Epagri, a SCS 123 Sardo.

Uma matéria especial traduz os principais pontos para um manejo de redução de riscos para a soja em terras de arroz, proposta pelo professor Enio Marchesan, da UFSM, e sua equipe, após 15 anos de avaliação de lavouras experimentais e comerciais. Variedades de soja da Embrapa e seu respectivo manejo também têm destaque na edição.

As tendências do mercado, fatores que determinam a precificação do arroz ao longo do ano, fatores de custo, o grande debate da revisão do Mercosul e a redução da safra no bloco, o avanço do Paraguai, a conjuntura mundial de produção e mercado, a frustração de safra no Rio Grande do Sul e no Brasil, são outros temas abordados na edição.

INVASORA – Uma das novidades da revista de número 69 é o anúncio da presença de uma nova invasora resistente a herbicidas na lavoura gaúcha. Trata-se de uma ciperácea identificada pelo pesquisador Valmir Menezes, o impacto do Projeto 10+ sobre a lavoura gaúcha, as novidades da Zaccaria para a produção de farinha de arroz e produtos alternativos pela indústria arrozeira, são temas também tratados nesta edição, juntamente com a movimentação que envolve a inauguração de uma central termelétrica que tem a casca de arroz como combustível, em São Sepé.

Ainda entre os destaques da revista, o artigo assinado pelos cientistas Maurício Oliveira (UFPel) e Gilberto Amato (Cientec) sobre o livro que mostra a trajetória do professor e especialista em pós-colheita Moacir Elias.

FARINHA

A publicação ainda tem novidades sobre o consumo da farinha de arroz, receita e uma análise do uso deste componente alimentar na coluna Arroz & Saúde, assinada pela líder setorial e entusiasta do produto, Lívia Carvalho.

Também há as colunas Planeta News, de Cleiton Evandro dos Santos e o humor de Jader Correa, na sua sempre perspicaz charge. A entrevista desta edição é com o empresário Pércio Greco, responsável pelos maiores volumes de arroz em casca exportados pelo Brasil em 2018. Ele revela os segredos da exportação, seus gargalos e suas possibilidades.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter