Colheita bate em 24% da área da safra do arroz no RS

Irga projeta colheita de 984 mil hectares, dos quais 236,3 mil já foram concluídos.

 Os primeiros 236,3 mil hectares da safra de arroz gaúcha 20018/19, de um total de 984 mil, já foram colhidos até a última sexta-feira, segundo levantamento do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). A produtividade média dessas primeiras áreas, que correspondem a 24% da lavoura gaúcha, é de 8 mil quilos por hectare. No total, foram colhidos 1,89 milhão de toneladas de arroz.

Nas primeiras áreas colhidas os técnicos identificam uma produtividade elevada, boa qualidade de grãos. Mas, no entanto, as equipes de campo têm apresentado fotos de muitos problemas que virão pela frente: acamamento em diversas áreas, escapes de ervas daninhas e danos por causa do clima. Com isso a expectativa é de que essa média superior vá caindo gradativamente nos próximos dias.

A colheita está mais lenta do que o previsto inicialmente por causa das chuvas esparsas no Rio Grande do Sul. Não só as operações são paralisadas a espera de piso para o retorno ou ingresso das máquinas, mas há preocupação por causa do interesse, cada vez maior, dos produtores colherem em piso seco. Isso para reduzir custos e manejo do solo, reduzindo a movimentação do preparo antecipado. Outra preocupação é de que o atraso demasiado acabe gerando atropelo nas propriedades que também precisarão colher soja nos próximos dias.

Se nota que muitas áreas de pousio ou pecuária já estão passando por preparo antecipado de solo. Estas tarefas têm sido desenvolvidas por produtores que ainda não estão colhendo. A colheita mais demorada e numa área ainda menor do que o previsto está sendo fundamental para manter a estabilidade dos preços na casa dos R$ 39,00 a R$ 40,00 no Rio Grande do Sul. Os especialistas acreditam que o alongamento da colheita vai impactar nos preços ao arrozeiro e ao consumidor ao longo do ano. A área a ser colhida é 9% menor que na temporada passada, ou 82 mil hectares.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter