Confirma-se a menor safra brasileira de arroz em 15 anos

Levantamento da Conab confirma retração para 10,59 milhões de toneladas.

 O 8º Relatório da Safra de Grãos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado na semana qu e passou, indica que a colheita de arroz no Brasil deverá ser a menor dos últimos quinze anos.

Os dados de maio mostram nova redução na colheita nacional, que projeta 10,595 milhões de toneladas a serem colhidos diante de 10,653 milhões de t em abril, mas manteve os mesmos dados de produção e produtividade para o Rio Grande do Sul, de 7,474 milhões de toneladas e 7.466 kg/ha, respectivamente.

Pelo acompanhamento semanal do Irga, é registrado atraso da colheita (ainda faltam 50 mil hectares a serem colhidos) a redução na produtividade. Isso posto, é evidente e deverá determinar produção em torno de 7,35 milhões de toneladas e, portanto, ainda abaixo dos números da Conab.

Em razão da forte redução na safra brasileira e também dos baixos estoques iniciais (646 mil t de estoques privados e apenas 25 mil t de estoques público/base 28/02/19) o quadro de oferta será extremamente ajustado, o que deverá demandar incremento nas importações e crescente reajuste nos preços internos, e é o que vem acontecendo, a mais de oito semanas no RS.

O relatório também mostra que o RS está se consolidando como 2º maior produtor de soja no país, com produção de 19 milhões de toneladas e com área plantada de 5,777 milhões de hectares e produtividade de 3.3321 kg/ha ou 55,35 scs, uma parcela superior a 300 mil hectares da área plantada em várzeas arrozeiras.

5 Comentários

  • O nosso Irga sempre com grande otimismo em se tratando de produtividade média estadual, 7.466 kg/ha ? isto é quase 150 sacos secos e limpos por ha. Ano horrível para a granação, as chuvaradas de janeiro pegaram em cheio a maior parte das lavouras do estado em floração, ocasionando um alto percentual de esterilidade de grãos na panícula, comprovando-se na colheita com as colheitadeiras quase embuchando as peneiras com a casca do arroz falhado.
    Quando a nossa querida entidade vai colocar os ”pés no chão” e retratar a verdadeira realidade produtiva de nossas lavouras sem o otimismo desnecessário ???

  • O PROBLEMA É QUE O IRGA TRABALHA PARA OS GOVERNOS, E NÃO PARA OS PRODUTORES. ENQUANTO FOREM OS PRESIDENTES INDICADOS POR POLITICOS A SUA ESTRUTURA NÃO MUDARÁ.
    INFELIZMENTE É ASSIM QUE FUNCIONA NO BRASIL. E LAMENTÁVELMENTE ISTO SÓ ACONTECE PORQUE NÓS PRODUTORES SOMOS DESUNIDOS.
    SE HOUVESSE UNIÃO NÓS DITARIAMOS AS REGRAS.

    Flavio O. Giuliani Restinga Seca – RS

  • Só nos resta esperar pelo mercado q dirá a verdade, quem sabe arroz a R$60,00 o saco de 50kg de arroz.Sds.

  • Tenho esperança q em setembro vai á 60.00

  • Acho q vai a 60.00 aqui na costeira externa tem pouco arroz

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter