Assembleia formaliza título de Capital do Arroz para Cachoeira do Sul

 Assembleia formaliza título de Capital do Arroz para Cachoeira do Sul

Cidade gaúcha é pioneira na mecanização da lavoura e no cultivo do arroz irrigado

Após sete anos de tramitação, o projeto de lei da deputada Zilá Breitenbach foi aprovado por unanimidade.

Após sete anos de tramitação na Assembleia Legislativa gaúcha, na última terça-feira, dia 16 de julho, o Projeto de Lei 27/2012 de autoria da deputada Zilá Breitenbach (PSDB) que declara Cachoeira do Sul  como Capital Estadual do Arroz foi aprovado por unanimidade na Comissão de Constituição de Justiça da da Assembleia Legislativa.

Com o aval dessa instância, a proposta agora tramitará na Comissão de Assuntos Municipais. A proposta ainda terá um período regimental previsto para a apresentação de emendas por parte dos deputados estaduais. O PL 27/2012 teve três pareces favoráveis durante a tramitação, de autoria dos deputados Paulo Azeredo (2012), Marlon Santos (2013) e Elton Weber (2019). O Projeto ainda tem que ser aprovado pelo plenário da Assembléia Legislativa. Reconhecida por instâncias federais como Capital Nacional do Arroz desde a década de 1970 pelo seu pioneirismo na mecanização da lavoura e por mais de 120 anos de cultivo do grão.

Cachoeira do Sul, município com 90 mil habitantes na região Centro do Rio Grande do Sul, sedia bianualmente a Feira Nacional do Arroz e cultiva cerca de 30 mil hectares por safra. A soja, com cerca de 105 mil hectares plantados, é a principal cultura na cidade. Cerca de 5 mil hectares são em área de rotação com arroz.  

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter