Irga discute resultados da Divisão de Pesquisa
Além de debates os projetos, outro objetivo do encontro é integrar ainda mais as equipes de pesquisa e extensão rural.
Terminou nesta quarta-feira (7) a reunião anual para apresentação dos resultados da pesquisa do Instituto Rio Grandense do Arroz. O encontro, que começou na segunda-feira (5), ocorreu no auditório 1 da Estação Experimental do Arroz do Irga, em Cachoeirinha. Além dos membros da Divisão de Pesquisa da autarquia, participaram integrantes da equipe da extensão rural e consultores.
Além de debates os projetos, outro objetivo do encontro é integrar ainda mais as equipes de pesquisa e extensão rural do Irga, pois as duas divisões precisam trabalhar próximas e alinhadas. A Pesquisa do Irga é gerenciada pela engenheira agrônoma Flávia Tomita.
Foram apresentados trabalhos nas seguintes áreas:
Melhoramento genético do arroz irrigado: Desenvolvimento de linhagens e cultivares convencionais; Desenvolvimento de linhagens e cultivares resistentes a herbicidas; e Produção de sementes de cultivares protegidas.
Manejo integrado da cultura do arroz irrigado: Manejo do solo e de sua fertilidade; Manejo da cultura; Manejo da água; Manejo de plantas daninhas; Manejo de pragas e outros fitófagos; e Manejo de doenças.
Qualidade e Tecnologia de grãos: Qualidade e segurança dos grãos e sementes.
Sistemas de produção agropecuária em áreas de arroz irrigado: A soja e outras culturas; Arroz em rotação com soja e em sucessão com outras culturas; Arroz em sistemas integrados de produção agropecuária; e Agrometeorologia Aplicada ao contexto da lavoura arrozeira.
Qualidade ambiental do agroecossistema do arroz irrigado: Controle biológico de pragas; Boas práticas agrícolas; Segurança dos alimentos (Food safety); e Impacto ambiental do cultivo do arroz nos recursos naturais.