BASF anuncia a volta do herbicida Aura

Empresa atendeu demanda dos arrozeiros e o produto estará de volta já para a próxima safra.

Após inúmeros pedidos do setor produtivo arrozeiro, a multinacional BASF anunciou durante o XI Congresso Brasileiro do Arroz Irrigado (CBAI), em Balneário Camboriú, durante um jantar para a imprensa e convidados, que trará de volta ao mercado o herbicida AURA. O anúncio foi feito por Vitor Bernardes, gerente de Marketing de Arroz e Trigo da BASF. O herbicida saiu do mercado há alguns anos, mas deixou saudades uma vez que era eficiente no controle de plantas invasoras.

Trata-se de um herbicida seletivo de pós-emergência, sistêmico, que controla gramíneas anuais e apresenta efeito supressor sobre plantas perenes, recomendado para a cultura do arroz. Após a aplicação sobre a superfície das folhas, o ingrediente ativo é rapidamente absorvido, ocorrendo um processo de translocação com acúmulo em regiões meristemáticas, onde o produto inibe rapidamente a enzima ACCase, bloqueando a reação inicial da rota metabólica da síntese de lipídios. Isso resulta na paralisação do crescimento das plantas daninhas. O secamento das gramíneas completa-se num período de uma a três semanas.

O defensivo tem ótimos resultados no controle de Papuã ou Capim marmelada (“Brachiaria plantaginea”); Capim arroz (“Echinochloa crusgalli var. crusgalli”; “Echinochloa crusgalli var. cruspavonis”; “Echinochloa colonum”). Também controla Milhã ou Capim colchão (“Digitaria horizontalis”; “Digitaria sanguinalis”). No arroz de terras altas é usado no controle de Capim carrapicho (“Cenchrus echinatus”), Capim pé de galinha (“Eleusine indica”), Capim braquiaria (“Brachiaria decumbens”).

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter