Camboja entre os cinco principais exportadores de arroz orgânico para a UE

O Camboja foi o quinto maior exportador de arroz orgânico para a União Europeia no ano passado, com empresas locais confiantes de que as exportações continuarão a aumentar nos próximos anos..

A demanda por arroz orgânico na UE e em outros mercados importantes, como Estados Unidos, Austrália e China, está aumentando à medida que os consumidores se tornam mais preocupados com o meio ambiente e a saúde, disseram os principais especialistas.

De acordo com dados da UE compartilhados com a Federação de Arroz do Camboja, o Camboja exportou 8.467 toneladas de arroz orgânico para o bloco no ano passado, representando 3,9% de todas as importações de arroz orgânico da UE.

Os EUA são o maior exportador de arroz orgânico para a UE, respondendo por quase 70% do mercado, seguido pelo Paquistão e a Índia, com 10% e 9%, respectivamente.

A Tailândia ficou em quarto lugar, com 4,9% do mercado (10.522 toneladas em exportações).

Exportadores locais de arroz disseram que a quantidade de arroz orgânico cambojano enviado ao bloco aumentou este ano.

Cerca de 90% de todas as exportações cambojanas de arroz orgânico para a UE no ano passado pertenciam à Amru Rice Cambodia.

Kann Kunthy, vice-presidente da Amru Rice, afirma que a empresa entrou em regime de contrato agrícola com cerca de 5.000 agricultores e este ano pretende exportar 20.000 toneladas de arroz orgânico para mercados estrangeiros, 80 a 90% dos quais serão enviados à UE.

“Estamos priorizando a produção de arroz orgânico e arroz produzido sob a Plataforma de Arroz Sustentável (SRP). Essas variedades de arroz tornam o Camboja mais competitivo em países como Tailândia, Vietnã e Índia ”, afirmou Kunthy.

Explicou que o aumento da demanda por arroz orgânico é motivado por preocupações com o impacto ambiental do cultivo de arroz e um maior foco na saúde por parte dos consumidores, que não desejam ingerir pesticidas e outros produtos químicos usados ​​na agricultura.

Chan Pich, gerente geral da Signature of Asia, que no ano passado exportou 1.500 toneladas de arroz orgânico para a UE, disse que a demanda por arroz orgânico na União Européia cresce cerca de 15% ao ano.

"O arroz orgânico do Camboja é procurado na UE porque possui boa qualidade e rastreabilidade real", disse Pich.

Segundo Pich, uma tonelada de arroz orgânico de jasmim custa US $ 1.500, enquanto o arroz branco orgânico de grão longo é vendido por cerca de US $ 950 por tonelada.

No ano passado, o Camboja exportou 626.225 toneladas de arroz (incluindo todas as variedades e tipos), uma queda de 1,5% em relação a 2017.

As empresas locais exportaram principalmente três tipos de arroz: arroz aromático (493.597 toneladas embarcadas, ou 78,8% do total das exportações de arroz), arroz branco de grãos longos (105.990 toneladas ou 16,9%) e arroz parboilizado de grãos longos (26.638 toneladas ou 4,2%).

O maior mercado de arroz cambojano foi a União Européia, que importou quase 270.000 toneladas, o equivalente a 42,9% do total das exportações.

Por país, o maior comprador foi a China, com 170.000 toneladas.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter